Concurso no TikTok premia vídeos criativos sobre participação cidadã

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou o concurso “Desafio TCU – Controle Social no TikTok”, também chamado “Concurso TCU no TikTok – Rolê Cidadão”, com o objetivo de estimular a criatividade de estudantes universitários e fortalecer a participação cidadã. A iniciativa busca aproximar o público jovem do tema do controle social por meio da produção de vídeos curtos na plataforma TikTok.

Com o tema “Controle Social”, o concurso propõe que os participantes apresentem, de forma original e criativa, como os cidadãos, especialmente universitários, podem atuar na fiscalização das políticas públicas e na cobrança por serviços de qualidade no dia a dia.

Quem pode participar

Podem participar jovens com 18 anos ou mais, residentes no Brasil e regularmente matriculados em cursos de graduação. A participação em grupo também é permitida, desde que todos os integrantes tenham idade mínima de 18 anos e pelo menos um deles seja universitário.

Como se inscrever

A inscrição ocorre em duas etapas obrigatórias. A primeira é a publicação de um vídeo no TikTok, em perfil pessoal com acesso público, seguindo o perfil oficial do TCU (@tcu_oficial), marcando o Tribunal na publicação e utilizando a hashtag #ControleSocialTCU. A segunda etapa é o preenchimento do formulário eletrônico disponível em:
https://forms.office.com/r/0rXQLbKZiL.

O prazo para publicação dos vídeos e envio das inscrições vai até 18 de janeiro de 2026.

Regras para os vídeos

Os vídeos devem ter duração entre 30 segundos e 1 minuto e 30 segundos, ser publicados no feed do TikTok e permanecer disponíveis até o encerramento do concurso. São aceitos diferentes formatos, como ficção, documentário, dublagem, dança e trends, desde que o conteúdo seja inédito, criativo e alinhado ao tema proposto.

Não serão aceitos vídeos totalmente produzidos por Inteligência Artificial, o uso da tecnologia é permitido apenas como apoio na edição, sem substituir a autoria humana. Também estão vetadas publicações com conteúdo ofensivo, político-partidário, discriminatório, que violem direitos autorais ou que sejam feitas em perfis falsos.

Seleção e premiação

Os vídeos finalistas serão divulgados no perfil oficial do TCU no TikTok. Na etapa final, os vencedores serão definidos com base no engajamento do público, considerando curtidas, salvamentos e comentários, conforme critérios e fórmula estabelecidos no edital.

*Com informações de Tribunal de Contas da União (TCU). Acesse aqui.