Docente toma posse na UFPI para fortalecer Departamento de Ciências Sociais 

Reitoria Nadir Nogueira, a professora empossada Hully Falcão (centro), e o vice-reitor Edmilson Moura

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) concedeu posse na tarde desta quarta-feira (14/1) à docente Hully Guedes Falcão, que passa a integrar o Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCHL), do Campus Senador Petrônio Portella, em Teresina. A posse foi conduzida pela reitora Nadir Nogueira acompanhada pelo vice-reitor Edmilson Moura. Esta já é a terceira posse na Instituição em 2026. A gestão atual nomeou aproximadamente 85 novos servidores, entre docentes e técnicos, para fortalecer os quadros de pessoal da Instituição.


Reitora Nadir Nogueira

Em sua fala, a Reitora Nadir Nogueira apresentou um panorama dos avanços recentes da UFPI, do fortalecimento de parcerias com instituições locais e ministérios, do êxito na aquisição de recursos, da criação de novos cursos de graduação, do crescimento das notas da pós-graduação na recente avaliação da Capes e dos avanços em inovação. “Você está ingressando em uma universidade jovem, que avança em consolidação nas diversas áreas e conta com servidores qualificados. Seja bem-vinda, estamos aqui sempre abertos a sugestões, a propostas de projetos e parcerias para engrandecer a Universidade e a região”, disse a Reitora.

Com concurso realizado em maio de 2025, a nova docente Hully Falcão falou do entusiasmo em assumir a vaga de docente na Universidade. “Estou muito feliz com essa nomeação e com essa posse, não apenas de ser um cargo que eu sempre quis mesmo antes do meu doutorado e de conseguir continuar o que eu faço e gosto de fazer: dar aulas, fazer pesquisa, orientar alunas e alunos, estou muito feliz com essa nova trajetória”, disse a nova professora da UFPI.

Vice-reitor, Edmilson Moura

Presente à solenidade de posse, o vice-reitor Edmilson Moura celebrou o ingresso da nova docente aos quadros da UFPI. “ A nova professora irá contribuir fortemente com nossa instituição. E, de forma especial, no fortalecimento do Curso de Ciências Sociais, umas das graduações que nacionalmente enfrenta desafios para superar a evasão”, enfatizou ele.

A reitora Nadir Nogueira também explicou que a Universidade tem trabalhado para agilizar a realização de novos concursos e prover vagas em vacância o quanto antes. ”Nos temos atentado muito às vacâncias para oferecer essa celeridade. A Copese está bem estruturada, e fortalecemos o diálogo com os diretores das unidades acadêmicas para que tão logo surjam as vacâncias, já procuremos prover com máxima agilidade o setor”, detalha a Reitora.

Docente Hully Falcão

A docente Hully Falcão possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestrado em Sociologia e doutorado em Antropologia, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Comunicação e Saúde e no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/FIOCRUZ). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Política, do Estado e da Ciência, e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da ética em pesquisa, demanda por reconhecimento, identidade, controle, divulgação científica, governança científica, conflitos, segurança pública, populações costeiras e territorialidades.