Retrospectiva 2025: UFPI recebe reconhecimento nacional por políticas de inclusão e eficiência administrativa

Pórtico do Campus Ministro Petrônio Portella. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Em 2025, a Pró-Reitoria de Administração (PRAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), pelo aplicação do Decreto nº 11.430/2023, que estabelece a obrigatoriedade de reservar um percentual mínimo de 8% das vagas de contratos públicos para mulheres vítimas de violência doméstica. 

Pró-reitora da PRAD, Larissa Mendes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A pró-reitora de Administração, Larissa Mendes, destacou que o ano de 2025 foi marcado por desafios, reestruturações e pelos resultados alcançados. “Nossa missão desde o início era bem clara: promover uma gestão administrativa transparente, eficiente e inovadora, que desse segurança a toda a Universidade. Nesse sentido, identificamos uma série de desafios urgentes e observamos que avançamos em todas essas frentes em 2025”, explicou.

Segundo a pró-reitora, os principais desafios que a pasta enfrentou neste ano foram: reestruturar equipes, padronizar fluxos, melhorar a estrutura do patrimônio e aprimorar a gestão contratual. “Fizemos uma reforma administrativa, mudamos a divisão de patrimônios para gerência de patrimônios, reorganizamos a coordenadoria de compras e licitações e também implementamos o termo de abertura de processo, que melhorou os desvios que haviam nos nossos procedimentos administrativos”, disse a pró-reitora.

Além disso, a gestão trabalhou também na promoção do “Conecta PRAD”, palestras que visam a capacitação, bem-estar e aprimoramento de servidoras e servidores da UFPI. Neste ano, temas como inteligência artificial e saúde mental foram abordados.

Dentro da política de inclusão de gênero, a UFPI aumentou o número de mulheres contratadas, tendo a primeira mulher motorista da Universidade. Outra ação levou a UFPI a ser reconhecida como referência nacional durante palestra promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): a implementação de cotas para mulheres em situação de violência doméstica nas contratações públicas. Na ocasião, a experiência da UFPI foi apresentada como exemplo de política pública já aplicada, com contratos firmados que contemplam a reserva de vagas, resultado de um processo institucional estruturado e articulado. “Essa é uma política muito importante e pioneira, porque consultamos outras instituições e ninguém ainda havia implementado, por isso construímos o processo para definir como fazer”, destacou Larissa Mendes.

Vale ressaltar também que a UFPI, por meio da PRAD, alcançou o terceiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação de Custos 2024 entre todas as universidades federais do Brasil. “Isso é o reflexo de uma equipe comprometida e eficiente. Queremos agradecer a equipe da PRAD por todo o compromisso, uma equipe que é tão engajada e comprometida com a excelência da UFPI”, finalizou Larissa Mendes.