Retrospectiva 2025: UFPI fortalece comunicação institucional e amplia parcerias

Em ocasião de assinatura de acordo com entre UFPI e TV Assembleia. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O ano de 2025 foi marcado por importantes avanços na Superintendência de Comunicação Social (SCS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com atenção voltada às necessidades de fortalecimento da visibilidade das ações da Instituição e ampliação das parcerias estratégicas. Durante o ano, a UFPI celebrou a reabertura de sua editora e livraria, o retorno das atividades da gráfica, a consolidação do trabalho do cerimonial e, principalmente, a transformação da Rádio UFPI, que passou a se chamar oficialmente Rádio UFPI FM e ampliou sua atuação, criando uma importante parceria com a TV Assembleia.

Superintendente da SCS/UFPI, Jacqueline Dourado. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A superintendente da Comunicação Social, Jacqueline Dourado destaca que o ano de 2025 foi muito desafiador, mas também um ano de muitas vitórias. “Pudemos reabrir a nossa editora e livraria, reiniciar nossas ações na gráfica e iniciar o trabalho cerimonial da UFPI, agora integrado à Superintendência de Comunicação. A rádio passa a ser a Rádio UFPI, e estamos criando um link com a TV Assembleia, ampliando nossa visibilidade e mostrando as pesquisas e ações da nossa universidade”, comentou.

A Superintendente destaca ainda que 2026 trará novos desafios, mas também muitas oportunidades de crescimento. “Estamos planejando a Política de Comunicação que não é algo presente em todas as universidades do Brasil, a UFPI vai avançar nessa modalidade. Estamos seguindo com a proposta em fase de pré-teste que será distribuído a toda a comunidade ufpiana, como parte do processo de democratização da informação e transparência institucional”, explicou.

A SCS também esteve à frente de ações que envolveram a ampliação da presença da UFPI nas redes sociais, com destaque para o crescimento no Instagram e a chegada da Universidade ao TikTok. 

Ações da SCS e seus setores em 2025

O trabalho da SCS foi ampliado em diversas frentes, consolidando a comunicação institucional e promovendo uma integração cada vez mais forte entre os diversos setores da UFPI.

O Serviço de Cerimonial contou com a criação de um novo regimento, apoio e cobertura de eventos em todos os centros e campi da UFPI, produção de materiais gráficos, ações de divulgação, capacitação da equipe de cerimonial por meio de cursos específicos e otimização dos fluxos administrativos.

A Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) ampliou de forma significativa a presença da UFPI na imprensa e nas redes sociais institucionais, com crescimento no número de seguidores e no engajamento do público. Além do aumento da cobertura de eventos e reuniões, com atuação mais frequente na organização e condução de eventos institucionais. “Avançamos na liberdade da produção de conteúdo, sempre respeitando a Lei de Acesso à Informação e a democratização da informação para a nossa comunidade”, acrescentou.

A Edufpi também registrou importantes avanços durante o ano, com a ampliação do número de publicações e de livros virtuais disponibilizados no site institucional. Em parceria com a FAPEPI, foram selecionadas 12 obras, fortalecendo a divulgação da produção científica da UFPI. Outro destaque foi a reabertura e reorganização da Livraria Monsenhor Melo, que voltou a funcionar como espaço de promoção cultural, com o início da produção e venda de produtos próprios.

Na Gráfica Universitária, a recuperação técnica da impressora Gronhi e a reorganização dos fluxos internos trouxeram resultados expressivos, com aumento de 157% na produção e de 160% no número de atendimentos. Além disso, começaram os estudos para a expansão das atividades em 2026, incluindo a implantação de uma gráfica digital e a oferta de novos serviços.

A Rádio UFPI FM passou por um processo de renovação, com novo nome e identidade visual e com atenção especial às redes sociais, fortalecendo o vínculo com a comunidade ufpiana. A emissora ampliou sua cobertura jornalística, com programação ao vivo e gravada, e consolidou parcerias institucionais, como a cooperação com a TV Assembleia no programa “Palavra Aberta” e a produção de boletins semanais. A programação também ganhou novos spots institucionais e campanhas educativas, como Outubro Rosa, Novembro Azul e ações voltadas à divulgação da pós-graduação.

Expectativas para 2026

O ano de 2026 promete ser ainda mais transformador para a comunicação institucional da UFPI. Por último, a superintendente Jacqueline Dourado frisou que a UFPI prevê o fortalecimento da WebTV UFPI, com programação e quadros como “Fala Reitora”, além da ampliação da rede de entrevistas ao vivo transmitidas pela TV Assembleia. “Os documentários produzidos como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo também ganharão espaço. São produções riquíssimas e os estudantes receberão os seus devidos créditos por suas produções. Assim, 2026 chegará com bons desafios e nós que somos comunicadores e jornalistas adoramos desafios”, concluiu.