Docente do curso de História da UFPI toma posse no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB)

Posse do professor Johny Santana de Araújo no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB)

O professor do curso de História do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI), Johny Santana de Araújo, tomou posse como Sócio Correspondente no dia 9 de dezembro junto ao Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). O docente passa a ocupar a cadeira de número 112 cujo patrono leva o nome do emérito historiador militar coronel João Batista Magalhães. 

De acordo com o professor Johny Santana de Araújo, o IGHMB é considerado a casa da história militar brasileira. “A posse no IGHMB reforça, ainda, o protagonismo da Universidade Federal do Piauí na produção do conhecimento histórico e no fortalecimento de redes acadêmicas interinstitucionais. A presença de um docente da UFPI no quadro de associados da instituição amplia a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e com a internacionalização do saber”, enfatiza.

Com sede no Rio de Janeiro, o IGHMB foi fundado em 1936 com o objetivo de reunir os pesquisadores dedicados à História Militar Brasileira e divulgá-la atuando como órgão consultivo de assessoramento da política de Defesa Nacional.

A função hoje da instituição incorpora a realização de pesquisas no campo da História Militar, de estudos sobre Guerras e Conflitos e ainda, investigações da evolução do pensamento estratégico, da Geografia e da Geopolítica, O instituto visa também incentivar e divulgar desses estudos nos estabelecimentos de ensino militares e civis de nível superior, nos níveis de graduação e pós-graduação.

A instituição é associada a ICMH - International Commission of Military History, (Comissão Internacional de História Militar) com sede em Zurich, na Suíça, e tem ligação com institutos similares internacionais, entre elas a Comissão Portuguesa de História Militar CPHM e com várias órgãos e nacionais de representatividade em História como o International Committee of Historical Sciences ICHS e no Brasil com a Associação Nacional de História ANPUH.

Para o IGHMB, a efetivação do professor Johny Santana de Araújo, representou uma imensa satisfação em decorrência do currículo e da trajetória no campo da pesquisa e de sua relevância e dedicação aos estudos da história militar, da história das guerras e conflitos do século XIX aos dias atuais, que é o periodo que estuda, com interfaces no campo da nova história cultural, passando por temas de segurança, defesa, relações internacionais e estudos estratégicos.

Segundo o professor Carlos Roberto Daroz, membro do instituto, “A escolha do professor Johny Santana de Araújo representa o reconhecimento institucional de sua consistente trajetória acadêmica e de sua contribuição qualificada aos estudos de história militar, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Sua produção intelectual, marcada pelo rigor metodológico e pelo diálogo com a historiografia contemporânea, tem ampliado a compreensão dos fenômenos militares em suas dimensões políticas, sociais e culturais, projetando a pesquisa desenvolvida na UFPI para além das fronteiras regionais”.