Ação da SRH/UFPI alusiva ao Novembro Azul aborda importância da prevenção ao câncer de próstata

A ação objetivou conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

Na tarde da sexta-feira (28), foi realizada, em frente à Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma palestra em alusão à campanha Novembro Azul. O evento, promovido pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH), teve como objetivo conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, incentivar a realização de exames periódicos e desmistificar a doença.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira e Vice-reitor, Edmilson Moura

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou que a instituição mantém um compromisso contínuo com ações de promoção à saúde, especialmente voltadas para os servidores, por meio de atividades organizadas pela SRH. “Essa pauta da saúde, com temas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo, está sempre presente na Universidade Federal do Piauí. Em outubro, trouxemos o doutor Luiz Ayrton para falar sobre câncer de mama, e agora, encerrando novembro, não poderíamos deixar de abordar um tema tão importante quanto a saúde do homem, dentro da perspectiva da prevenção, da educação e da informação. A SRH possui uma coordenadoria dedicada a essa área, e incluir essa discussão no calendário institucional reforça nosso compromisso com a promoção da saúde”, afirmou.

Superintendente de Recursos Humanos, Ulisses Meireles

O superintendente de Recursos Humanos, Ulisses Meireles, ressaltou que a palestra busca reforçar a necessidade da detecção precoce e do acompanhamento médico regular. “Este evento integra uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco no câncer de próstata. Nosso objetivo é desmistificar a doença, incentivar a realização de exames regulares e estimular que os homens procurem atendimento médico. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores são as chances de cura. A SRH vem realizando uma série de ações, como Outubro Rosa e Setembro Amarelo, e agora o Novembro Azul, sempre visando à qualidade de vida dos servidores”, explicou.

Servidor da UFPI, Marcel Pacheco

Para o servidor, assistente administrativo Marcel Pacheco, que acompanhou a palestra, a iniciativa destaca a importância do cuidado contínuo com a saúde masculina. “Acho muito importante essa ação, bastante relevante. Não apenas em novembro, mas durante todo o ano deveríamos cuidar da saúde do homem e da mulher. Porém, esse foco específico é fundamental porque ainda existe muito tabu e machismo envolvendo o cuidado da saúde masculina. Por isso, considero a iniciativa essencial”, avaliou.