
Encontro aconteceu na Superintendência de Tecnologia e Informação (STI)
Na manhã da sexta-feira (14), a Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou reunião para alinhamento de dados e perspectivas acerca do aplicativo Minha UFPI+, plataforma que garante acúmulo de saldo e entrada nos Restaurantes Universitários (RU) de forma 100% digital. O aplicativo vêm em processo de implementação desde maio de 2025; o sistema garante o uso de pagamento via Pix nos Restaurantes Universitários (RU), reivindicação de movimentos estudantis, e conta com saldo vinculado à matrícula e carteira de identificação em formato virtual.

Superintendente da STI, Clédjan Torres
A Superintendente da STI, Clédjan Torres, destaca que o aplicativo garante otimização da gestão de dados para a administração da UFPI a partir da melhoria de dados de transparência dos RUs da Universidade para o Tribunal de Contas da União (TCU). O aplicativo está disponível para Android e IOS em todos os campi da Universidade, disponível para estudantes, docentes, servidores, e em processo de implementação para funcionários terceirizados; futuramente, o sistema será aplicado também para visitantes. “O usuário não precisar utilizar moedas, exclui a fila para pagamento de dinheiro. O pagamento é feito diretamente à fila de entrada do restaurante, tendo feito o seu pagamento via PIX previamente. Entendemos que essa solução trouxe muito valor, tanto para estudantes e servidores que utilizam o serviço do restaurante, quanto também para a gestão, em termos de relatório e índices, que agora eles possuem isso de forma digital e precisa”, afirma Clédjan Torres.

Coordenadora-geral dos RUs, Sueli Teixeira
A coordenadora-geral dos RUs, Sueli Teixeira, ressalta que o aplicativo traz ganhos tanto para os estudantes e demais usuários quanto para a administração. Para os usuários, o principal benefício é a agilidade: Não será mais necessário enfrentar a fila de compra de fichas, nem se preocupar com troco ou com a necessidade de dinheiro em espécie para adquirir a refeição. Todo o processo de acesso ao RU torna-se mais rápido, prático e seguro. Para a administração, o sistema fortalece as boas práticas de gestão ao oferecer dados precisos e imediatos sobre a venda de refeições e o atendimento, permitindo maior transparência e facilitando a apresentação de informações aos órgãos de controle. Além disso, a digitalização corrige fragilidades do atual sistema manual, reduzindo falhas e otimizando o acompanhamento das operações dos Restaurantes Universitários. “Esse sistema trará uma riqueza de dados e análises de grande importância. Será um avanço que vai além da modernização e do atendimento às reivindicações estudantis. Seus efeitos serão imediatos na Universidade, contribuindo para as boas práticas de gestão exigidas pelo TCU”, conclui.

Coordenadora da CACOM/PRAEC, Rafaela Santiago
Conforme explica a coordenadora de Assistência Comunitária da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (CACOM/PRAEC), Rafaela Santiago, os dados produzidos pelo aplicativo garantem maior organização e rapidez de informações acerca dos beneficiários da assistência estudantil: saber quem são estudantes que ganham Isenção de Taxa de Alimentação (ITA) no RU; os tipos de bolsas que recebem; quantos estudantes e servidores acessam. Frisa que os estudantes que recebem auxílios da PRAEC recebem automaticamente a ITA vinculada à matrícula no aplicativo e que não precisam inserir saldo na plataforma. “Para nós a maior importância desse mapeamento mais detalhado é dinamizar o trabalho de monitoramento e concessão de bolsas e benefícios; trabalhamos com muitas planilhas, muitos dados. Então, isso traz maior precisão no acesso, e permite que tenhamos também maior controle de recursos”, enfatiza Rafaella Santiago.
Participaram da reunião a superintendente da STI, Clédjan Torres; a coordenadora CACOM/PRAEC, Rafaella Santiago; a coordenadora Geral dos RUs, Sueli Carneiro; o coordenador de Sistemas da STI, Ronivon Silva Dias; a chefe da divisão de Atendimento ao Usuário da STI, Kannya Leal Araújo; e o chefe de Desenvolvimento de Sistemas da STI, Chelder Nunes Guimarães.