
Grupos de Trabalhos (GTs) promovem discussões para a elaboração do Plano de Cultura da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), avança nesta semana na construção colaborativa do Plano de Cultura Institucional. O primeiro Grupo de Trabalho (GT) ocorreu na quarta-feira, 12 de novembro, no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano. A última reunião desta fase acontece hoje, 14 de novembro, no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.

Na foto, a pró-reitora da PREXC, ao lado da coordenadora de Cultura da PREXC, Waleska Albuquerque; e do produtor cultural da PREXC, Augusto Dantas
A pró-reitora Waleska Albuquerque destaca o avanço do Plano de Cultura desde seu lançamento, em março. “A PREXC realizou em maio o lançamento do Plano de Cultura com a presença de uma representante do Ministério da Cultura (MinC). A construção está se dando de forma coletiva, com a participação de todos os campi e de representantes da sociedade civil. Já realizamos GTs em Teresina, Picos e Floriano, e finalizaremos em Bom Jesus. Vale destacar o envolvimento de docentes, técnicos e estudantes nessa construção conjunta”, afirma.
GT Floriano

Discussão com a professora Antônia Mary Silva
Em Floriano, o encontro reuniu membros da comunidade acadêmica e entidades externas. A mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora Waleska Albuquerque; da professora Danielle Araújo, coordenadora de Cultura e Cidadania da PREXC; do produtor cultural Augusto Dantas; e da professora Izabel Cristina, representando a direção do CAFS. O GT foi coordenado pelas professoras Grasiela Coelho e Antônia Mary, integrantes do Comitê de Cultura da UFPI no campus.

Palestra com a professora e secretária municipal de Cultura, Elineuza Ramos
O encontro ocorreu no plenário do miniauditório do CAFS e teve início com duas palestras: “Pincelando reflexões sobre obra/objeto de arte e bens simbólicos na contemporaneidade”, ministrada pela professora Antônia Mary Silva; e “Panorama da tradição oral e cultura popular das produções artísticas em Floriano-PI”, apresentada pela professora e secretária municipal de Cultura, Elineuza Ramos.
Após as palestras, houve apresentação cultural inspirada nos parangolés, seguida das plenárias de discussão, organizadas em torno dos quatro eixos que estruturam o Plano de Cultura: Memória, Patrimônio Material e Imaterial; Produção e Difusão Cultural; Cultura, Identidade e Diversidade e Fomento, Formação, Pesquisa e Extensão em Cultura.
Também estiveram presentes representantes do Sebrae, Sesc, Diretório Central dos Estudantes (DCE), grupos da sociedade civil e do Colégio Técnico.

Momento de trocas e construção coletiva para o Plano de Cultura da UFPI
GT Bom Jesus
Nesta sexta-feira, 14 de novembro, em Bom Jesus, a PREXC promove o último encontro da fase de escuta, reunindo professores, estudantes, técnicos administrativos, produtores culturais, artistas e fazedores de cultura locais para contribuir com a elaboração do documento final. A atividade ocorre no Auditório II da Pós-Graduação do CPCE, das 13h30 às 18h.
GTs em Teresina e Picos
O primeiro Grupo de Trabalho do Plano de Cultura, em Teresina, foi realizado em 23 de agosto, reunindo a comunidade universitária para debater a construção de uma política cultural institucional, democrática e alinhada à diversidade de saberes e expressões da UFPI.
Dando continuidade ao processo, a PREXC realizou, no dia 27 de setembro, o GT do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, ampliando o diálogo e coletando contribuições para o Plano.
Com a conclusão da fase de escuta, será elaborado o documento do Plano de Cultura da UFPI, que reunirá as propostas debatidas nos quatro eixos temáticos definidos conforme metodologia do Ministério da Cultura (MinC) e a partir de mapeamentos prévios sobre necessidades e estratégias de atuação cultural na Universidade.