Inclusão e diversidade orientam discussões no XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR do Polo de Teresina

Na última sexta-feira (07), o Polo de Teresina, que oferta os cursos de Educação Bilíngue de Surdos, Educação Especial Inclusiva e Letras-Libras, realizou a XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX SIMPARFOR) e a II edição do Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR). 

Mesa de abertura do evento

O evento, que abordou como tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, ocorreu no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI). A programação englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1.

Evento ocorreu no CCHL/UFPI

Na ocasião, o Vice-Reitor da UFPI, Prof. Edmilson Moura, ressaltou que as ações desenvolvidas no âmbito do PARFOR devem servir de exemplo para a Universidade como um todo. “Estou buscando me inteirar cada vez mais das atividades desenvolvidas no Programa, como esses seminários de avaliação realizados no final de cada período, pois acredito que são o caminho para que possamos acertar na formação dos nossos docentes. Que esses momentos de análise e interação sejam adotados nos demais cursos de graduação ofertados pela nossa Instituição”, destacou.

Vice-Reitor da UFPI, Prof. Edmilson Moura

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, enfatizou a importância do SIMPARFOR e do INTERPARFOR para a formação dos cursistas. “O projeto formativo dos nossos cursos está fundamentado no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Por isso, momentos como esse são tão necessários, pois oportunizam que o aluno seja inserido na cultura acadêmica desde o início do curso. Estamos muito felizes com a qualidade dos trabalhos apresentados e por observarmos a evolução dos nossos cursistas a cada semestre”.

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro

O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, os Seminários oportunizam que os alunos apresentam o resultado das pesquisas e dos estudos desenvolvidos durante o semestre letivo. “Esse evento, já consolidado no calendário do Programa, é mais um momento bastante produtivo proporcionado pelo PARFOR da UFPI, que permite o compartilhamento de experiências e a socialização de saberes”, frisou.

Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura

Para a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, essa ação do governo federal possui um caráter muito especial, principalmente, pelo público que atende. “É um programa que tenta cumprir uma reparação histórica, sendo uma das muitas medidas necessárias para reparar a segregação, a discriminação, a falta de acesso à educação. Então, nos sentimos muito comprometidos e responsáveis para fazer com que esse programa dê certo. E ele vem sendo amparado pelas experiências exitosas que o PARFOR desenvolve ao longo desses 15 anos, muito bem conduzido pela Profa. Glória”.

Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais

Neste período, Mary Lourdes de Sousa, cursista de Educação Especial Inclusiva, apresentou, juntamente com os colegas de grupo, uma proposta de cartilha em níveis de aprendizagem com a temática Educação Ambiental e Cultura Escolar Inclusiva. De acordo com ela, o evento foi um momento de novos aprendizados. “O PARFOR Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica. A diversidade cultural dos educadores enriquece cada temática abordada, sempre agregando e melhorando nosso fazer pedagógico diário. A elaboração desse material foi realizada de forma colaborativa, por meio de diálogos e trocas de conhecimentos, reafirmando que a inclusão e a sustentabilidade são compromissos de todos”, explicou. Confira a cartilha aqui.

Apresentação do grupo de Mary Lourdes e cartilha 

Falando em nome dos coordenadores de curso, o Prof. Clevisvaldo Lima, Coordenador do curso de Educação Bilíngue de Surdos, reiterou que o evento é um espaço importante para que haja esse momento de interação e de troca de conhecimentos. “Não são apenas apresentações de trabalhos, mas também trocas de experiências e de trajetórias, que nos fazem refletir sobre questões que envolvem o chão da escola e o cotidiano escolar. Portanto, trata-se de um momento formativo de grande relevância”.

Coordenador do curso de Educação Bilíngue de Surdos, Prof. Clevisvaldo Lima

A assistente social Andressa Ferreira, que esteve representando a Associação Pestalozzi de Teresina, falou sobre a necessidade de formação de profissionais especializados para atender o público da educação especial. “Esse curso formará profissionais que irão contribuir significativamente para o avanço da educação inclusiva em nosso estado”.

Andressa Ferreira, durante sua fala, e Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia do PARFOR/UFPI

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro


Confira a programação completa (XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR), o vídeo e mais fotos do evento: