Olimpíada da UFPI promove encontro entre medalhistas e astronautas em evento em São Paulo (SP)

Encontro permitiu aos estudantes conhecer mais sobre missões e os desafios da exploração do espaço.

Na quarta-feira (5), medalhistas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025 participaram de um encontro com astronautas, cosmonautas e taikonautas durante uma série de palestras promovidas pela Association of Space Explorers (ASE). A ONC é um programa e projeto de extensão cadastrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e reúne anualmente milhões de estudantes participantes em praticamente todos os municípios do país.

Dentro da programação do 35º Encontro dos Exploradores Espaciais, há um dia dedicado à comunidade escolar, no qual astronautas realizam palestras, respondem perguntas do público e posam para fotos.

No Brasil, a ONC/UFPI foi escolhida para integrar a programação devido à sua relevância no cenário da educação básica, à abrangência temática no campo da ciência, área de grande interesse da ASE, e à sua capilaridade nacional.

O Congresso da ASE está sendo realizado em São Paulo, no auditório principal do Memorial da América Latina, com capacidade para receber 1.000 participantes pela manhã e mais 1.000 à tarde. Esta é a primeira vez que o evento ocorre na América Latina, reunindo estudantes premiados de diversas regiões do Brasil e lotando o auditório.

Durante a manhã, discursaram e interagiram com o público os astronautas Mike Foreman, Nicole Stott e Anna Lee Fisher. No período da tarde, foi a vez de Andrew Feustel e Sian Proctor. Os exploradores espaciais já participaram de missões em ônibus espaciais norte-americanos, naves russas Soyuz e lançamentos recentes de veículos da SpaceX.

Para o coordenador-geral da ONC no Brasil, professor Jean Catapreta, o momento foi marcante e reforça o papel da ONC como instrumento de incentivo à ciência. “É a realização do sonho de toda uma geração de estudantes, que se sentem motivados a aprofundar seus conhecimentos em ciência. É uma oportunidade de popularização científica promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da SEDES/DEPEC e do programa ‘Mais Ciência na Escola’. É a UFPI sendo reconhecida nacionalmente por um projeto de extensão que leva o nome da universidade a todos os lugares do Brasil”, enfatiza.

Por último, o professor Jean Catapreta reforça que o encontro também permitiu aos estudantes conhecer mais sobre a carreira espacial, detalhes de missões e os desafios da exploração do espaço. “Os astronautas parabenizaram os medalhistas e destacaram sua satisfação ao saber que uma universidade pública, a UFPI, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Petrobras, contribui para a promoção da ciência no país por meio de um evento de impacto nacional como a ONC”, conclui.