
O Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) realizará, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), duas edições da Oficina de Metodologia de Descrição de Programas Públicos, voltada a gestores municipais e profissionais que atuam na formulação e acompanhamento de políticas públicas.
A primeira oficina acontecerá no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, no dia 11 de novembro. A segunda edição será realizada no Campus de Picos, no dia 13 de novembro. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrição para Teresina e Picos.
Metodologia MaPR: ferramenta para sistematizar programas municipais
Durante a formação, os participantes serão introduzidos à metodologia de Mapas de Processos e Resultados (MaPR), um instrumento que orienta a descrição detalhada de programas públicos, incluindo: objetivos e público-alvo; recursos, etapas de execução e atividades desenvolvidas; e produtos, resultados e impactos esperados.
A expectativa é que, ao final do processo, cada equipe elabore um documento estruturado sobre um programa municipal real, fortalecendo a gestão e a transparência das iniciativas públicas.
Estrutura da oficina
A oficina é dividida em duas etapas: Encontro presencial — dia de imersão na metodologia, com acompanhamento de monitores especializados; e Acompanhamento pós-oficina — suporte remoto para finalização e aperfeiçoamento do documento produzido.
Ao final do percurso, os participantes receberão certificado.
Realização e coordenação
A atividade é uma realização do CIAP – Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas, em parceria com diversas instituições, e conta com execução e suporte da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A coordenação pedagógica é dos professores Vicente Ferreira (UFG), Paulo Jannuzzi (ENAP) e Cláudia Passador (USP), referências nacionais na área de gestão pública e avaliação de políticas.