Professora aposentada Claudete Maria Miranda Dias participa de seminário sobre o livro Balaios e Bem-te-vis do curso de História

Professora durante seminário do curso de História da UFPI

A turma da disciplina Piauí I, do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu, no dia 5 de novembro, a visita da professora aposentada da UFPI e historiadora Claudete Maria Miranda Dias, referência nos estudos sobre movimentos sociais e resistências populares no século XIX. Autora da obra Balaios e Bem-te-vis: a guerrilha sertaneja, Claudete é considerada uma das mais importantes pesquisadoras da história piauiense.

A atividade integrou o seminário promovido pelos estudantes Sara Vitória e Emerson Alves, sob orientação da professora Marylu Oliveira, responsável pela disciplina. O encontro discutiu o livro Balaios e Bem-te-vis, obra que contribui para reposicionar o Piauí no cenário historiográfico nacional ao destacar o protagonismo das experiências sertanejas.

Durante a conversa, a historiadora compartilhou detalhes de seu percurso de pesquisa e ressaltou a necessidade de valorizar as vozes e os sujeitos populares como agentes da história: “O sertão também é lugar de pensamento, de resistência e de invenção do Brasil”, afirmou.

Professora Marylu Oliveira ao lado da professora Claudete Dias

Para a professora Marylu Oliveira, o momento foi de forte impacto acadêmico e emocional: “Encontros como este fortalecem a relação entre ensino e pesquisa e inspiram novas gerações a reconhecerem o Piauí como território de saber e produção intelectual.”