
Na sexta-feira (31), o Polo de Luzilândia, que oferta os cursos de Educação Física, Letras-Português, Pedagogia e Educação Especial Inclusiva, realizou a XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX SIMPARFOR) e a II edição do Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (XIX SIMPARFOR).

Abertura do evento ocorreu no Auditório Rio Parnaíba
Com o tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, a programação do evento englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1.

Evento reuniu coordenadores, professores formadores e cursistas
Dando as boas-vindas a todos, a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Estefânia Abreu, agradeceu o apoio recebido e parabenizou os cursistas pelo trabalho desenvolvido. “Sou muito grata a todos. É uma alegria imensa fazer parte do PARFOR/UFPI. E eu estou aqui para aprender com vocês e seguir segurando na mão de cada um até a formação. Os trabalhos estão belíssimos e as apresentações serão exitosas, pois quando a gente produz, a gente conhece o nosso trabalho e não é difícil apresentar, é prazeroso”.

Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Estefânia Abreu
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou o compromisso do Programa com a qualidade da formação. “Obrigada por compreenderem o sentido de fazer o PARFOR na UFPI, por acreditarem no nosso trabalho e escolherem a nossa Instituição para investir na formação de vocês. Este momento é muito especial para todos nós, pois representa a conclusão do trabalho desenvolvido ao longo do semestre letivo e é extremamente importante para o processo formativo, que está fundamentado no tripé: pesquisa, ensino e extensão”, disse.

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro
O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, ressaltou que o PARFOR tem a função de levar a formação de ensino superior para onde os professores estão ou o mais próximo possível de todos eles. “Por isso que Luzilândia se tornou um Polo de formação de professores, um dos mais importantes do estado do Piauí. Nós temos tido uma boa parceria com a prefeitura municipal e queremos agradecer por todo esse empenho e dedicação”.

Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura
A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, enfatizou que o PARFOR Equidade é uma política pública que leva em consideração uma reivindicação histórica de populações marcadas pela marginalização e preconceitos. “Somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a essas reivindicações e nós buscamos executar essa política da forma mais séria e comprometida possível. E como Glória costuma dizer, o PARFOR é um projeto coletivo. Se um abondar, já enfraquece. Então, nós temos que nos ajudar o tempo todo. Sigamos”.

Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais
Zilma Carvalho, cursista de Letras-Português, avalia que o evento é sempre um momento muito especial e aguardado por todos. “É muito importante para a nossa formação e desenvolvimento acadêmico e profissional. A coordenação local está de parabéns, pois tem conseguido reunir todos os cursos e fazer com que todos interajam e participem ativamente. O nosso trabalho foi sobre direitos humanos e o nosso grupo gostou muito, pois conseguimos despertar o interesse dos alunos da escola em que desenvolvemos o projeto. A cada semestre percebemos a nossa evolução, pois o Seminário possibilita que a gente aprenda com os orientadores e com os demais acadêmicos”.

Cursista de Letras-Português, Zilma Carvalho
A Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Solange Rocha, explicou que é extremamente gratificante participar de um evento dessa natureza. “O SIMPARFOR e o INTERPARFOR são resultado de um trabalho coletivo que articula ensino, pesquisa e extensão. Essa iniciativa promove reflexão acadêmica conectada à prática docente, socializando saberes e experiências formativas que enriquecem o processo formativo dos nossos cursistas. Destaco o engajamento de todos os participantes – cursistas, professores formadores e toda a equipe do PARFOR/UFPI – que tornaram possível a realização desse momento”.

Profa. Maria Solange Rocha (primeira da direita para esquerda) e demais professores avaliadores
O evento contou com a participação de representantes de municipais, como a Coordenadora Geral de Educação de Luzilândia, Elaine Carvalho, representado a Secretaria Municipal de Educação; a psicóloga Rosa Maria Viana, representando a equipe de Educação Inclusiva do município de Luzilândia; o Secretário de Educação de Joca Marques, Max Sobrinho; e o egresso do curso de História do PARFOR/UFPI, John Wellington.
“Para nós que estamos à frente da Educação de Joca Marques, eventos como esse são de grande valia para a ampliação do ensino e aprendizagem. É um evento muito bem organizado, com a discussão de temas importantes e nós estaremos sempre prontos para colaborar e participar de eventos realizados pelo PARFOR”, afirmou o Secretário de Educação, Max Sobrinho. O município de Joca Marques possui cursistas em formação no Polo do Luzilândia.

Profa. Glória Ferro e Secretário de Educação de Joca Marques, Max Sobrinho
Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro
Confira a programação completa (XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR), o vídeo e mais fotos do evento:










