Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ciência Sem Fronteiras seleciona aluno de engenharia civil da UFPI

Ciência Sem Fronteiras seleciona aluno de engenharia civil da UFPI

Carlos Petrus, aluno do 7º período do curso de Engenharia Civil da UFPI, foi selecionado pelo programa Ciência Sem Fronteiras e estudará um ano na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Com viagem marcada para agosto deste ano, Carlos é o primeiro acadêmico do curso de engenharia civil da UFPI a ser selecionado pelo programa. Essa será sua primeira viagem internacional. "Quero aprender o que tiver de novo na área de engenharia para me diferenciar no mercado de trabalho e estabelecer uma rede de contatos na universidade", disse ao explicar sobre suas expectativas.

Pró-Reitora de Graduação da UFPI, Regina Ferraz e o aluno de engenharia civil Carlos Petrus

Apesar de ter feito curso de idiomas na adolescência, o aluno afirma que o contato com filmes, seriados, músicas e jogos eletrônicos foi fundamental para estreitar sua afinidade com a língua inglesa. "Aprimorar-se em um segundo idioma é muito importante para quem quer concorrer a programas como o Ciência Sem Fronteiras", comenta.

Determinação, disciplina e independência são qualidades que a professora da rede estadual de ensino, Maria das Dores e o Sr. Carlos Mendonça, profissional da indústria farmacêutica, atribuem ao filho único. Alfabetizado aos cinco anos de idade e aprovado no vestibular aos 15, desde pequeno o futuro engenheiro já tinha escolhido sua profissão e sonhava em estudar nos Estados Unidos, conta dona Maria das Dores.

O caminho para o curso de engenharia apresentou alguns percalços. Ao se inscrever no Programa Seriado de Ingresso à Universidade (PSIU/UFPI - 2008), Carlos errou um dígito do código de curso e acabou concorrendo a uma vaga de Arquitetura e Urbanismo. Aprovado, pensou em abandonar o curso, mas convencido por sua mãe completou o primeiro ano de Arquitetura. No final do ano, se inscreveu novamente para o vestibular, agora, para engenharia civil e foi aprovado. Pensando em conciliar a carreira militar com o curso de engenharia, Carlos Petrus foi aprovado duas vezes para Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Problemas pessoais o impediram de seguir a carreira militar. Então, retornou ao Piauí para dar continuidade à graduação.

Profª. Regina Ferraz parabeniza o Sr. Carlos Mendonça e o filho Carlos Petrus pela conquista

Aos 21 anos, Carlos Petrus é exemplo de que a persistência e a busca por conhecimento são ferramentas importantes para aproveitar as oportunidades que surgem na vida. "Nós sempre o apoiamos. Procuramos dar ao nosso filho as ferramentas para ele tocar sua própria vida. Vê-lo selecionado para estudar em outro país, nos dá a sensação de dever cumprido", diz emocionado o Sr. Carlos Mendonça, pai do estudante.

A Pró-Reitora de Graduação, Regina Ferraz, explica que todas as matérias cursadas pelos alunos durante o Programa Ciência Sem Fronteiras serão aproveitadas como disciplina, atividade complementar, extra-curricular e estágio para a graduação. "É uma experiência sem medida, pois além da possibilidade de estudar em centros de referência, os alunos têm contato com outra cultura", diz.

Para os pais, a sensação é de dever cumprido e para a Universidade Federal do Piauí, é de oportunidade gerada. "Histórias como essa inspiram alunos a se inscreverem no Programa Ciência Sem Fronteiras e mostram como é importante a prévia preparação para futuras oportunidades", conclui a Pró-Reitora de Graduação.

Programa Ciência Sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras, que é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC, concede bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) e visa estimular o avanço da ciência, tecnologia, inovação e competitividade por meio da expansão da mobilidade internacional. Até o momento, seis alunos da Universidade Federal do Piauí foram selecionados para o Programa.

Confira o novo edital de seleção: Programa Ciência sem Fronteiras lança edital para inscrições