
Encontro aconteceu no Salão Nobre da Reitoria
Reforçando o compromisso com o avanço da pesquisa científica, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na quarta-feira (29), uma reunião de planejamento com professores do curso de Matemática para discutir a realização da 22ª edição da Escola de Geometria Diferencial, que será sediada pela UFPI em Teresina, com previsão para ocorrer em 2026. A reunião teve como foco o planejamento logístico e a estruturação da programação do evento, incluindo o mapeamento do Campus Ministro Petrônio Portella para a realização das atividades, como minicursos, palestras, sessões paralelas e apresentações de pôsteres.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura
Para o vice-reitor da UFPI no exercício da reitoria, Edmilson Moura, organizar e receber eventos dessa relevância representa um importante avanço para a Instituição. “Quando temos a possibilidade de sediar eventos desse porte, abrimos oportunidades significativas para docentes e discentes participarem de uma atividade científica de alcance internacional, como a Escola de Geometria Diferencial. Além disso, fortalecemos parcerias com outras instituições e pesquisadores, o que contribui diretamente para o crescimento da Universidade, especialmente no processo de internacionalização, aspecto fortemente valorizado pelos órgãos de avaliação dos programas de pós-graduação”, destacou.

Chefe do Departamento de Matemática, professor Paulo Alexandre Araújo Sousa
O chefe do Departamento de Matemática, professor Paulo Alexandre Araújo Sousa, ressaltou a importância científica e formativa da iniciativa. “É um evento de pesquisa de caráter internacional, realizado desde 1974, que reúne pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras. Além de promover a divulgação científica e o fortalecimento de parcerias, a Escola também incluirá atividades de extensão voltadas a professores da educação básica, estudantes de olimpíadas de Matemática e temas contemporâneos, como a relação entre geometria e inteligência artificial”, explicou.

Professor Rondinelle Marcolino Batista
O membro da comissão organizadora, professor Rondinelle Marcolino Batista, destacou a relevância de trazer o evento para o estado. “A Escola de Geometria é um dos eventos mais tradicionais da matemática brasileira. A motivação de sediá-la no Piauí é justamente dar visibilidade à produção científica desenvolvida aqui na UFPI. A programação contará com sessões plenárias ministradas por pesquisadores de várias regiões do país e do exterior, especialistas que estão na fronteira do conhecimento na área da geometria”, completou.
Participaram do encontro o vice-reitor, Edmilson Miranda Moura; o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Carlos Humberto Soares Júnior; o chefe do Departamento de Matemática, Paulo Alexandre Araújo Sousa; o subchefe do Departamento de Matemática, José Francisco Alves de Oliveira; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), Halyson Baltazar; o presidente da Comissão Organizadora, Leandro de Freitas Pessoa; e os professores também membros da comissão, Antônio Wilson Rodrigues da Cunha, Barnabé Pessoa Lima e Rondinelle Marcolino Batista.
