UNA-SUS/UFPI celebra 15 anos com atividades de saúde em comunidade de reabilitação para dependentes químicos

Ação alusiva aos 15 anos da UNA-SUS beneficiou associação terapêutica em Teresina

Com o objetivo de comemorar os 15 anos da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a coordenação da iniciativa na Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, no dia 23 de outubro, o Dia da Saúde, realizado no Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos Comunidade Nova Criatura, localizado no bairro Aeroporto, em Teresina. A ação comemorativa foi fruto de uma parceria entre a UFPI, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.

Professora Lis Marinho

A coordenadora da UNA-SUS/UFPI, professora Lis Marinho, destaca que o evento foi composto também por atividades de saúde para os membros da comunidade, sendo realizados testes de hanseníase, hepatites, HIV e Sífilis. “Uma das formas de celebrar é trazer ações na educação permanente. O sistema oferece cursos gratuitos em todo o Brasil e no mundo, sejam cursos de extensão, sejam de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Desse modo, podemos qualificar a rede de atenção ao SUS para o usuário ter assistência qualificada e uma resolutividade melhor nos problemas de saúde da população”, enfatiza.

Médica Norma Salmito

A supervisora da UNA-SUS, médica Norma Salmito, afirma a importância da ação como suporte essencial à recuperação de dependentes químicos. “É um local de abrigo para pessoas muito vulneráveis, os dependentes químicos; aqui encontramos muita gente diferente, com histórias muito diferentes. Poder estar aqui hoje e ajudar essas pessoas é muito gratificante para mim e com certeza para toda a equipe”, declara.

O UNA-SUS é um sistema coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Contando com atuação de 35 instituições de ensino superior, o sistema oferece cursos gratuitos a distância, bem como ações de descentralização da atenção à saúde e de qualificação.

Instituição acolhe homens dependentes químicos

A presidente da Comunidade Nova Criatura, Lucileia Bastos Martins de Lima, agradece pelas atividades de saúde desenvolvidas e descreve a iniciativa como uma importante contribuição para a garantia da reabilitação dos membros. “De onde eles vieram, por vezes chegam aqui sem esperança; quando pessoas chegam e trazem essa esperança, de um futuro melhor, tanto na saúde como na educação e no trabalho, é muito importante”, finaliza.

Na foto, a presidente da Comunidade Nova Criatura, Lucileia Bastos Martins de Lima, e o fundador Joaquim Rodrigues de Lima

A associação, que existe há cerca de 10 anos, desenvolve atividades voltadas ao suporte espiritual, à assistência social e ao acompanhamento psicológico, atendendo atualmente cerca de 25 pacientes. A Casa é fruto da trajetória pessoal de seu fundador, Joaquim Rodrigues de Lima, criador da Comunidade Nova Criatura, que explica que o projeto nasceu de sua própria experiência de reabilitação. “Eu me sinto realizado, me sinto feliz. A minha vontade sempre foi ser menos um a viver no submundo em que eu vivia”, complementa Joaquim.