
O Projeto de Extensão REINVENTA-te no Climatério, coordenado pela professora Joilane Alves Pereira Freire, iniciou os atendimentos médicos, que agora se somam ao acompanhamento nutricional já realizado pelo projeto, fortalecendo o cuidado integral às mulheres em fase de transição menopausal.
Essa nova etapa é fruto de uma rede de colaboração entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Coordenação de Saúde da Mulher de Picos (PI), a Unidade Básica de Saúde do bairro Junco, com o apoio dedicado da equipe de enfermagem local e das Agentes Comunitárias de Saúde, sob coordenação da enfermeira Lorena Rodrigues Santos Carvalho, fundamentais na mobilização e acompanhamento das participantes.

Projeto de Extensão REINVENTA-te no Climatério.
O projeto conta com a parceria técnica de Verônica Maia, ginecologista e professora da UFPI, e com a atuação dos discentes Victor Alves, Lara Darcilia e Luísa Danusia. Além disso, a equipe de Nutrição recebe o apoio profissional das nutricionistas Allana Fernanda da Silva Rocha, Alciene Pacheco, Thayse Freitas e Edilaine Cristina de Sousa Barros, fortalecendo a qualidade e o cuidado nos atendimentos.
O fluxo de atendimento funciona de forma integrada: as participantes realizam inicialmente o acompanhamento nutricional na UFPI e, em seguida, são encaminhadas para o atendimento médico no ambulatório de Atenção Básica à Saúde, promovendo uma abordagem multidisciplinar e contínua.
O REINVENTA-te no Climatério conta com apoio financeiro da FAPEPI, por meio do Edital 04/2024 – PAPE, que possibilita expandir as ações e oferecer acolhimento, ciência e qualidade de vida às mulheres de Picos e região.

Docente e discentes em atividade prática
Segundo a professora Joilane Alves Pereira Freire, o projeto proporciona aos discentes de Nutrição uma experiência prática de cuidado à saúde da mulher: “Temos observado, junto às mulheres que acolhemos, histórias de coragem, redescobertas e, sobretudo, uma forte vontade de se reinventar. Essa troca entre a universidade e a comunidade dá sentido à extensão universitária.”
A transição menopausal é um processo natural, mas envolve impactos biológicos, emocionais e sociais profundos, como oscilações hormonais, alterações metabólicas e mudanças na composição corporal. Nesse período, a nutrição equilibrada atua como aliada, ajudando a modular sintomas como ondas de calor, alterações do sono, ansiedade e ganho de peso, além de contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e declínio cognitivo.
Vale ainda destacar que em alinhamento com o Outubro Rosa, o projeto realizará uma ação especial no dia 29/10/2025 na UBS do Junco, contando com uma equipe de discentes comprometidos e envolvidos em atividades de conscientização, educação em saúde e cuidado integral às participantes.

O Projeto visa ofertar cuidados integrais às mulheres em fase de transição menopausal


Extensionistas
O discente Nayron Micael da Silva Santos, extensionista voluntário, afirma que participar do projeto tem sido uma experiência única, pois permite contato direto com mulheres em fase de climatério, entendendo não só os mecanismos fisiopatológicos das patologias, mas também suas vivências, sintomas e múltiplas queixas. Essa experiência na graduação tem me proporcionado um olhar mais crítico e me preparado para oferecer um atendimento de excelência enquanto profissional de Nutrição.