Abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Teresina (SNCT) na UFPI destaca cultura oceânica e enfrentamento às mudanças climáticas

Cerimônia de abertura da 22ª SNCT no Campus de Teresina da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, na tarde desta quinta-feira (23), a abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Teresina (PI). A solenidade ocorreu no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus Ministro Petrônio Portella.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), a SNCT reúne atividades presenciais e digitais em todo o país entre os dias 21 e 26 de outubro. Este ano, o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” convida o público a refletir sobre a relação entre o oceano, o clima e o modo de vida em diferentes regiões do Brasil.

Pró-reitor da PROPESQI, Rodrigo Veras

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação no exercício da Reitoria, professor Rodrigo Veras, ressaltou a grandiosidade do evento. “Estamos realizando hoje a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é o maior evento de divulgação científica do Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual a UFPI é parceira. O evento já aconteceu no Campus de Picos e agora chega ao Campus de Teresina, com palestras, oficinas e diversas atividades”, destacou.

Coordenadora institucional da SNCT na UFPI, professora Carla Verônica Rodarte

A coordenadora institucional da SNCT na UFPI, professora Carla Verônica Rodarte, lembrou que esta é a terceira edição sob sua coordenação e enfatizou o papel social do evento. “Não adianta apenas produzir ciência, desenvolver tecnologia e inovar. Precisamos popularizar o que fazemos dentro das universidades. Esta é a oportunidade de mostrar à sociedade o que é desenvolvido em nossas instituições de ensino e pesquisa”, afirmou.

A docente também destacou o caráter multicampi da SNCT neste ano. “No primeiro ano, realizamos ações apenas em Teresina. No segundo, expandimos para Bom Jesus. Agora, avançamos ainda mais e estaremos presentes nos quatro campi da UFPI”, enfatizou.

Estudante Rubens Soares

Estudante do 8º período de Química, Rubens Soares participa da organização do evento desde sua primeira edição na Instituição, em 2023. Para ele, a evolução ao longo dos anos é perceptível. “Quando recebemos o desafio em 2023, tudo era muito novo. De lá para cá, temos trilhado um caminho de amadurecimento e compreensão sobre como o evento funciona, trabalhando com todos os centros da UFPI e também com outras instituições parceiras”, afirmou.

Dispositivo de honra

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rodrigo Veras; a coordenadora institucional da SNCT na UFPI, professora Carla Verônica Rodarte; o diretor do CCN, professor Carlos Humberto Soares Júnior; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPI, professor José Luís de Oliveira e Silva; o representante da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabbio Anderson Silva; o representante da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professor Josenildo de Souza e Silva; o representante da Seduc, Marcos Aurélio; a representante da AEGEA, Janeide Raimunda Cerejo; o representante da Embrapa Meio-Norte, Anísio Ferreira Lima; o assessor técnico da FAPEPI, professor João Batista Lopes; e a Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Nascimento.

Programação em Picos

No Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, as atividades aconteceram nos dias 21 e 22 de outubro, antecedendo o evento em Teresina. A cerimônia de abertura foi no dia 21 com a palestra de abertura “Riquezas biotecnológicas a serem descobertas nas águas residuais”, ministrada pelo professor Wesley Oliveira de Santana e pela professora Cíntia de Souza Clementino, ambos da UESPI – Campus Picos. A programação incluiu mesas temáticas, oficinas sobre fenômenos astronômicos, apresentações culturais, mini-palestras, exposições fotográficas, estandes, mostras de materiais e exibição de documentário.

Acesse o instagram @snct_ufpi.