Evento promove reflexão sobre o papel do trabalho digno
Na quinta-feira (10), o Cine Teatro Celso Barros Coelho, do SESC Cajuína Teresina, sediou o II Seminário “Trabalho Digno: Um Impulso ao Desenvolvimento Sustentável”. O evento teve como objetivo promover uma reflexão sobre o papel do trabalho digno na construção de um desenvolvimento sustentável, abordando temas como responsabilidade social corporativa, critérios ESG (ambiental, social e governança) e os impactos transformadores da inteligência artificial no mundo do trabalho. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou do evento, por meio do Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração e Multidisciplinaridade (NIPAM), reafirmando seu compromisso com o debate sobre o trabalho e o desenvolvimento social.
Professor Isidro Fortaleza
O coordenador do NIPAM e um dos organizadores do evento, professor Isidro Fortaleza, destacou a relevância da participação da Universidade e elogiou a qualidade da programação. “A Universidade Federal tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e no fortalecimento do trabalho digno. Participar dessa iniciativa junto à Câmara Técnica do Trabalho Digno é uma honra. A programação foi elaborada com muito zelo pela doutora Ingrid, que selecionou palestrantes de forma criteriosa e profissional. Tivemos especialistas de diversas áreas, da psicologia ao direito, o que tornou o evento extremamente enriquecedor. A UFPI disponibilizou 300 vagas certificadas, reforçando nosso compromisso em difundir conhecimento sobre os movimentos em prol do trabalho digno na sociedade”, ressaltou.
Representante da Brücke Le Pont, Rosa Lídia Morais
Para Rosa Lídia Morais, representante da Brücke Le Pont (BLP) no Brasil, a parceria entre as instituições que compõem o evento é essencial para o fortalecimento da cultura do trabalho digno. “Essa parceria entre a Universidade Federal do Piauí, o Selo Internacional do Trabalho Digno, a Câmara Técnica do Trabalho Digno e a Brücke Le Pont é fundamental. Um dos propósitos do selo e da câmara é justamente a produção de conhecimento e o desenvolvimento de projetos voltados ao fortalecimento dessa cultura. E não há lugar melhor para isso do que a academia. O NIPAM tem sido um grande parceiro, reunindo pesquisadores de todo o Brasil para pensarmos juntos soluções e políticas públicas que melhorem a qualidade de vida do trabalhador e promovam ambientes de trabalho mais justos e sustentáveis”, afirmou.
Ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra
Representando o Governo do Estado, o ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, também parabenizou a iniciativa, destacando sua importância para o desenvolvimento humano e social. “Um evento dessa natureza contribui imensamente para a promoção da dignidade humana, da sustentabilidade e do desenvolvimento do Piauí. Parabenizo a Brücke Le Pont e a Rede Ponte, em especial Rosa e a doutora Ingrid, pela dedicação e pelo trabalho exemplar na realização deste seminário”, enfatizou.
O encontro contou com palestras e mesas de diálogo em formato de Summit, proporcionando um espaço dinâmico para a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento entre especialistas e o público participante.
O seminário é uma iniciativa conjunta da Rede Ponte, Brücke Le Pont (Suíça), OAB-PI, Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), UFPI e demais instituições integrantes da Câmara Técnica do Trabalho Digno, reunindo representantes da comunidade acadêmica, advogados trabalhistas, psicólogos organizacionais e profissionais de diversos setores públicos e privados.
Na solenidade de abertura, compuseram o dispositivo de honra a representante da Brücke Le Pont no Brasil, Rosa Lídia Morais; o representante da Câmara Técnica do Trabalho Digno, Wladimir Mesquita; e a representante da Rede Ponte, Lucineide Rodrigues.
Na sequência, foi realizada a Palestra Magna “Responsabilidade Social Corporativa e o Futuro do Trabalho Digno”, conduzida pela professora da Universidade Estadual do Piauí, Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro, e por Fábio Henrique Ferreira Nery, mestre em Desenvolvimento Empreendedor e Inovação pela Universidade de Salamanca.
Acesse também o instagram @selodotrabalhodigno.