UFPI recebe visita do vice-reitor da Université de Bordeaux, Alain Garrigou, para debater saúde pública e intercâmbio

Encontro ocorreu no Salão Nobre da Reitoria

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na tarde da quarta-feira (8), o professor Alain Garrigou, vice-reitor da Université de Bordeaux, no Salão Nobre da Reitoria. A visita teve como objetivo debater assuntos como saúde pública e do trabalho para os colaboradores da Instituição.

Além disso, também foi discutido a possibilidade de intercâmbio entre estudantes, a fim de criar parcerias e fortalecer a internacionalização da UFPI. Representantes de outras instituições de ensino superior do Piauí, como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) também participaram do debate.

Na foto, a reitora Nadir Nogueira e a organizadora do I SIMPSAT, professora Manoela Lopes

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância da visita do professor Alain Garrigou para ampliar os horizontes da internacionalização. "Nos traz uma grande oportunidade, tanto para a UFPI quanto para a UESPI e o IFPI, de termos a possibilidade de um acordo de contribuição para que nossos estudantes e pesquisadores possam conhecer a univerisade nas mais diversas áreas do conhecimento", afirmou.

Segundo a organizadora do Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (I SIMPSAT) e responsável pela vinda do professor francês, a professora Manoela Lopes, Alain Garrigou manifestou interesse em ir ao simpósio e, a partir daí, começaram a articular sua vinda. "Quando o professor Alain soube do evento, manifestou interesse, e a gente começou a se articular para trazer ele aqui. Porque ele tem muita experiência na área. Ele é uma pessoa que tem muito para contribuir e está contribuindo com o nosso estado e com todo o mundo do evento", declarou.

Vice-reitor da Université de Bordeaux, Alain Garrigou

O vice-reitor da Université de Bordeaux, Alain Garrigou, contou que o encontro foi importante para debater diversos pontos de possível cooperação entre a sua instituição e a UFPI. "Diz sobre a possibilidade de cooperação entre a Universidade de Bordeaux e a Universidade Federal do Piauí sobre diferentes pontos: saúde pública, saúde do trabalhador, ciência social, matemática, física. Depende dos elementos que são possíveis", disse.

Vice-reitor da Université de Bordeaux, Alain Garrigou, ao lado da reitora Nadir Nogueira; reitor da UESPI, Evandro Alberto; e pró-reitora de extensão do IFPI, Divamélia Gomes

Na oportunidade, estiveram presentes a reitora da UFPI, Nadir Nogueira; o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; o reitor da UESPI, Evandro Alberto; e a pró-reitora de extensão do IFPI, Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes. Também participaram da UFPI: o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; o superintendente de Recursos Humanos, Ulisses Meireles; o diretor da Gráfica Universitária, Renan da Silva Marques, como superintendente de Comunicação Social em exercício; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde, Aldeídia Pereira, em exercício da coordenadoria de programas stricto sensu da PRPG; diretor da Rádio Universitária, Carlos Jorge Monteiro; e o coordenador de administração acadêmica complementar, Edivan Carvalho Vieira; da UESPI: o pró-reitor de administração, Eduardo Diniz; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Mônica Gentil; coordenador de relações internacionais, Orlando Berti; e o diretor de Inovação Tecnológica, Tales Antão.