Força-Tarefa Popular lançará Índice de Transparência e Governança Pública - ITGP 2025 na UFPI

A Força-Tarefa Popular (FTP) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI) fará o lançamento oficial do Índice de Transparência e Governança Pública - ITGP 2025. A solenidade será realizada na quarta-feira (8/10) às 16h na Sala de Vídeo n°1 no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI. O ITGP compara mecanismos concretos de transparência e participação social de dez municípios da região Norte do Piauí. 

De acordo com o palestrante do lançamento do índice e integrante da Pós-Graduação de Sociologia, professor Francisco Mesquita, a universidade fez a organização do evento, integrando estudantes das áreas das ciências humanas e sociais. “A participação da UFPI é por meio de uma palestra, evento de extensão, que eu através do Programa de pós-graduação em Sociologia estamos organizando. A expectativa é que alunos de graduação das áreas das ciências sociais e humanas participem e interajam com pessoas de organizações da sociedade civil”, explica. 

A avaliação foi realizada pela Força-Tarefa Popular, com metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvida pela Transparência Internacional - Brasil, que analisa mais de 70 critérios divididos em seis dimensões: Legal; Plataformas; Administração e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação. Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como "ótimo", "bom", "regular", "ruim" ou "péssimo". 

O ITGP é publicado anualmente e se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável que orienta políticas públicas de transparência e governança nos municípios. Este ano, além das notas do ranking, será possível comparar os avanços ou retrocessos das prefeituras em relação a 2025. 

A avaliação deste ano traz uma novidade importante: além do ranking geral de transparência e governança pública, foi elaborado também um ranking específico sobre adaptação climática, que analisa se os municípios possuem planos, destinação de recursos e divulgação de informações voltadas à prevenção e à gestão de riscos relacionados às mudanças do clima.