IV Worskhop de Apicultura e Meliponicultura reúne produtores rurais e comunidade acadêmica

CTF realizou o IV Workshop de Apicultura e Meliponicultura

O IV Workshop de Apicultura e Meliponicultura aconteceu, na última quinta-feira (3), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano (PI). O evento foi uma realização do Colégio Técnico de Floriano (CTF) e integra a programação alusiva ao Dia Nacional da Abelha. Na ocasião, apicultores de diversos municípios do Piauí e inclusive do Maranhão estiveram presentes.

A programação contou com palestras que abordam desde o manejo apícola frente às mudanças climáticas, até planejamento, gestão, inovação e diversificação na apicultura, além de orientações sobre como iniciar na meliponicultura. Palestrantes como a pesquisadora da Embrapa Meio Norte, Fábia de Mello Pereira; a bióloga e instrutora do SENAR Piauí, Sandra Santos de Sousa; o professor da UFPI, Darcet Costa Souza; e a engenheira agrônoma, consultora e instrutora do SEBRAE Piauí, Catiana Vieira marcaram presença no evento.

Professor Laurielson Alencar

O coordenador do Setor de Apicultura do CTF/UFPI e do GTA/UFPI, professor Laurielson Chaves Alencar, ressaltou a importância do evento para os alunos da Instituição, bem como para os produtores rurais que marcaram presença. "É um evento importante porque aqui temos alunos, que no futuro se tornarão técnicos em pecuária, que poderão contribuir com a área da apiculutra e meliponicultura. Muitos apicultores da microregião prestigiaram o evento. Então a gente fica feliz em realizar esse evento, para contribuir com o desenvolvimento da apicultura regional", ressaltou o professor.

Embora semelhantes, a apicultura e meliponicultura são duas classificações diferentes para a atividade de criação de abelhas. A apicultura foca em abelhas com ferrão do gênero Apis, enquanto a meliponicultura dedica-se a abelhas sem ferrão do grupo Meliponini.

Confira mais fotos: