UFPI participa de evento nacional para fortalecimento da gestão de residências e preceptoria no SUS

Evento foi realizado no Diferencial Eventos

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou, na manhã desta quinta-feira (2), do Evento de Socialização dos Projetos de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), promovido pelo Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa tem como objetivo capacitar gestores e preceptores, fortalecendo a gestão e aprimorando a qualidade da formação em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenador de Programas Lato Sensu e Residências da PRPG/UFPI, professor Paulo Roberto Ramalho

Em sua fala, o coordenador de Programas Lato Sensu e Residências da PRPG/UFPI, professor Paulo Roberto Ramalho, ressaltou a relevância do evento como espaço de acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas nos cursos de especialização e programas de residência. “É com muita honra que estou neste evento representando a professora Nadir Nogueira, nossa reitora, o professor Carlos Sait, pró-reitor de Pós-Graduação, e a coordenadoria dos programas de Lato Sensu e residências. Este evento é de extrema importância, porque, como o próprio nome já diz, trata-se de um momento de avaliação e acompanhamento das atividades que estão sendo desenvolvidas nesse curso de especialização e nas residências”, afirmou.

O DGPSUS busca fortalecer a gestão dos programas de residência e da preceptoria no SUS por meio da formação de profissionais que atuam diretamente na educação em saúde. A proposta integra teoria, prática, análise crítica e construção coletiva, com foco na transformação dos cenários de ensino e cuidado no sistema público de saúde.

Nefrologista Celina Castelo Branco

Durante a programação, foram apresentados projetos de intervenção desenvolvidos ao longo do curso. A nefrologista Celina Castelo Branco, especializanda do programa de Gestão de Programas de Residência em Saúde (GPRS SUS), compartilhou sua experiência. “Hoje vamos apresentar os projetos de intervenção que foram elaborados para qualificar os programas de residência em saúde no âmbito do hospital universitário e dos hospitais do estado. No meu caso, do Hospital Getúlio Vargas. São iniciativas que visam melhorar os programas de residência e a formação dos residentes que concluem esses cursos”, explicou.

Dispositivo de honra

O encontro contou com apoio institucional de diversas entidades e reuniu autoridades, docentes e profissionais da saúde. Participaram da abertura oficial: Gildemar Silva, coordenador de Ensino e Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Piauí; professor Vinícius Oliveira, coordenador da Comissão Descentralizada de Residências Multiprofissionais do Piauí; professor Paulo Roberto Ramalho Silva, coordenador de Programas Lato Sensu e Residências da PRPG/UFPI, representando o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Carlos Sait; professora Andréa Conceição Lima, representante da Universidade Estadual do Piauí; e Cristina Magnabosco, apoiadora facilitadora do Hospital Sírio-Libanês.

O DGPSUS é uma ação do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde e instituições de ensino superior, com foco na melhoria da qualidade da formação em saúde, tendo a residência e a preceptoria como eixos estratégicos para o fortalecimento do SUS.