Estudante do CPCE/UFPI, Thalesram Izidoro Pinotti
O estudante Thalesram Izidoro Pinotti, do curso de Agronomia do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e integrante do grupo de pesquisa BioAgroFarm, foi selecionado para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL). A iniciativa, promovida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), possibilitará ao aluno realizar estágio no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), instituição de referência nacional e internacional em pesquisa científica.
Para Thalesram, a seleção marca um momento decisivo em sua trajetória acadêmica. “Ser aprovado para realizar o estágio no CENA-USP, uma instituição de excelência e referência nacional e internacional em pesquisa, é uma conquista extremamente valiosa. É uma oportunidade que amplia horizontes, especialmente para nós que estudamos em campi do interior, onde muitas vezes a pesquisa só acontece com grandes esforços pessoais de professores e alunos, chegando até mesmo a demandar investimentos próprios”, destacou.
Professora Alice Santos
A orientadora de PIBIT de Thalesram, professora Alice Santos, celebrou a conquista do aluno. “Tenho imenso orgulho de orientar o Thales, agora em seu terceiro ano de PIBIT. Logo no primeiro ano, nosso trabalho foi premiado com o primeiro lugar na modalidade de iniciação tecnológica, o que nos deu ainda mais estímulo para seguir adiante na pesquisa em desenvolvimento biotecnológico”, ressalta.
O estudante também comentou suas expectativas quanto à vivência acadêmica e pessoal que o estágio proporcionará. “Espero vivenciar rotinas de grandes laboratórios, ter acesso a técnicas de ponta, conhecer novas metodologias e interagir com profissionais de altíssimo nível. Essa imersão certamente contribuirá para minha formação, não apenas no aspecto científico, mas também no pessoal, pois acredito que a troca de experiências e a convivência em ambientes diversos são fundamentais para o crescimento humano”, completou.
Professor Thiago Pajeú Nascimento
O professor Thiago Pajeú Nascimento, docente do curso de Ciências Biológicas do CPCE, ressaltou a relevância da conquista. “Essa seleção é de extrema importância não apenas pelo ganho individual do aluno, mas também pela visibilidade que traz ao nosso campus. É um orgulho imenso e um incentivo para que os estudantes percebam que, independentemente da localidade ou do estado em que estão, podem alcançar grandes conquistas”, afirmou.