A Câmara de Vereadores de Teresina realizará, nesta segunda-feira (29), às 10h30, uma Sessão Solene em homenagem ao Centro Maria Imaculada, instituição referência no acolhimento de pessoas acometidas pela hanseníase.
Na ocasião, será exibido o documentário “À dor da pele”, roteirizado pelo estudante de Medicina da UFPI, Raí Ribeiro, e desenvolvido em parceria com professores e pesquisadores do CIATEN/UFPI. A produção reúne relatos reais e emocionantes de pessoas que vivenciaram a hanseníase, trazendo histórias de dor, superação e esperança.
O projeto contou com a participação dos professores Fábio Solon (DMC/UFPI), Bruno Guedes (DMC/UFPI) e Olívia Dias (Enfermagem/UFPI), além da colaboração dos coletivos Geleia Total e Duo Criativo. O documentário integra um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Saúde e pelo CNPq, com apoio da FAPEPI, do Governo do Piauí e da UFPI.
Para os organizadores, a exibição do documentário em uma Sessão Solene na Câmara representa a valorização do trabalho acadêmico e um marco no enfrentamento às doencas negligenciadas no Piauí.
Confira o teaser do documentário.