PET-Saúde Equidade promove debate sobre acessibilidade, inclusão e saúde da pessoa com deficiência em 29 de setembro

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), realiza no dia 29 de setembro o evento “PET-Saúde Equidade UFPI-SESAPI em Debate”, no Auditório Afonso Sena. A atividade terá como foco a Atenção à Pessoa com Deficiência, discutindo temas centrais como acessibilidade, inclusão e saúde, com o propósito de garantir dignidade e visibilidade a esse público.

A iniciativa integra a 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que nesta edição tem a equidade como eixo norteador. O PET-Saúde: Equidade busca fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, ao mesmo tempo em que forma profissionais sensíveis às diferenças de gênero, raça, etnia, identidade de gênero, sexualidade, deficiência e condições de vida.

O programa está estruturado em três eixos principais: valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras da saúde, considerando gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, pessoas com deficiência e interseccionalidades no trabalho em saúde; saúde mental e violências relacionadas ao trabalho na saúde, com foco na proteção e bem-estar das trabalhadoras(es); e acolhimento e valorização no processo de maternagem, voltado a trabalhadoras, futuras trabalhadoras e demais pessoas que gestam.

Com a participação de estudantes de diferentes áreas e de movimentos sociais, o PET-Saúde Equidade pretende formar profissionais mais atentos às realidades do Sistema Único de Saúde (SUS), capazes de promover um cuidado humanizado e inclusivo, além de contribuir para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade da atenção à saúde.

Na UFPI, o projeto envolve oito cursos de graduação distribuídos em três Centros: Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Letras, e Ciências da Saúde, contemplando as áreas de Ciências Sociais, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Serviço Social.

O evento conta ainda com o apoio do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), das pró-reitorias de Ensino de Graduação (PREG), de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e de Extensão e Cultura (PREXC), além dos centros e cursos envolvidos no projeto.