1º Festival Paradesporto da UFPI (FESTPARA/2025) incentiva a inclusão e acessibilidade a partir da prática esportiva

Abertura do 1º Festival Paradesporto (FESTPARA/2025)

Na manhã desta quinta-feira (24), o Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou as primeiras atividades do 1º Festival Paradesporto (FESTPARA/2025), iniciativa que busca promover integração, inclusão e acolhimento por meio da prática esportiva. Estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) também participaram das atividades. A iniciativa faz parte da programação dos Jogos Universitários (JUFPI 2025).

Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, Emídio Matos, o Festival representa um esforço coletivo para ampliar direitos e tornar a universidade cada vez mais acessível. “A realização do festival faz parte do processo de transformar a UFPI em um ambiente mais inclusivo. Essa ação integra iniciativas como a campanha UFPI Para Todas as Pessoas, a criação da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA) e a promoção do paradesporto com a participação dos estudantes”, destacou.

mara

Coordenadora da COSEB, Mara Jordana

A coordenadora de Saúde, Esportes e Bem-Estar da UFPI (COSEB), Mara Jordana, destacou a relevância do I Festival Paradesportivo como iniciativa que alia inclusão e formação cidadã. “A Coordenação de Saúde, Esportes e Bem-Estar da UFPI sente-se honrada em participar da organização do I Festival Paradesportivo, que reafirma nosso compromisso com a inclusão, o respeito às diferenças e a valorização do potencial de cada estudante. O evento é um espaço de oportunidades para nossos estudantes com deficiência e fortalece o paradesporto, o respeito e a empatia na Universidade”, frisou

Coordenador da COIDEIA, Fábio Passos. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O coordenador da COIDEIA, professor Fábio Passos, reforçou o caráter inovador do evento. “Este primeiro festival reafirma as políticas, práticas e a cultura de inclusão da universidade. Esperamos que seja o início de jogos paradesportivos permanentes na UFPI, incentivando as pessoas com deficiência a praticarem esportes. Isso demonstra o compromisso da gestão em pensar em todos os aspectos da vida acadêmica e social dessas pessoas”, afirmou.

Secretário da SEID-PI, Mauro Eduardo

O secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí (SEID-PI), Mauro Eduardo, ressaltou o impacto do esporte na vida das pessoas com deficiência. “Muitas vezes, essas pessoas ficam em casa, sem atividades. O esporte mostra que a deficiência não nos torna incapazes. Apoiamos a iniciativa e queremos participar de mais ações como essa, que fortalecem a inclusão no Piauí”, disse.

Estudante Francisca Ilma

Participante do evento, a estudante de Ciências Sociais, Francisca Ilma, destacou a importância de novas edições do Festival. “Gosto de atividades físicas e quero participar mais vezes. Os auxiliares foram muito pacientes e cuidadosos. Eu amei a experiência”, relatou.

JUFPI 2025 - Após seis anos, a UFPI retorna com os Jogos Universitários (JUFPI 2025). Entre as modalidades previstas estão futsal, vôlei, handebol, basquete, corrida de rua, circuito funcional adaptado e badminton adaptado.

As modalidades coletivas do JUFPI 2025 são disputadas em duas etapas: a primeira, organizada em cada campus pelos comitês locais, com o objetivo de selecionar as equipes e atletas classificados; e a segunda, a fase final, que acontecerá no Campus Ministro Petrônio Portella, no Setor de Esportes. Já a Corrida de Rua “UFPI em Movimento” teve disputa única.

Confira mais fotos: