Encontro foi realizado no Salão Nobre da Reitoria
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), um bate-papo em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio. O encontro foi promovido pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e contou com a condução da reitora Nadir do Nascimento Nogueira e do vice-reitor Edmilson Miranda de Moura, no Salão Nobre da Reitoria, no Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Na abertura, a reitora Nadir Nogueira destacou a importância de ampliar o debate sobre saúde mental no ambiente acadêmico e de estimular o cuidado com a vida. “O que vimos aqui foi alegria e solidariedade entre os servidores, mas também a consciência de que precisamos trabalhar esse tema. O Piauí é um dos estados com maior índice de suicídio, por isso é preciso estar atento aos sinais e buscar o encaminhamento adequado a profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras. O adoecimento mental está presente na sociedade, principalmente no pós-pandemia, mas é possível reverter situações com escuta qualificada, cuidado e acolhimento”, ressaltou.
Ela reforçou ainda que a SRH tem buscado constantemente promover ações voltadas ao bem-estar da comunidade universitária. “Sempre buscamos trazer temas importantes, como o Novembro Azul, o Outubro Rosa e outras campanhas, fortalecendo a valorização da vida e o cuidado com nossos servidores e com a sociedade em geral”, completou.
Médica do trabalho da SRH/UFPI, Lilian Rêgo
A condução da atividade foi realizada pela médica do trabalho da SRH/UFPI, Lilian Rêgo, que trouxe uma proposta de diálogo mais leve e participativa. “Pensamos em um bate-papo próximo e interativo para falar sobre questões de saúde mental, sobre o que podemos fazer para ajudar o próximo e também a nós mesmos em momentos de dificuldade. A ideia foi oferecer ferramentas e estimular a reflexão de forma acessível”, explicou.