A Universidade Federal do Piauí (UFPI) será o palco da sétima edição do Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), que acontece de 28 a 31 de outubro de 2025, em Teresina. Com o tema “Mudanças climáticas e combate à fome: desafios para os bancos genéticos e comunidades rurais”, o encontro vai reunir pesquisadores, professores, estudantes e agricultores de diferentes regiões do país. Inscreva-se aqui.
O evento, promovido pela RGV Nordeste e pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), terá como sede o Campus Ministro Petrônio Portella, no Auditório Luís Francisco do Rêgo Monteiro, do Centro de Tecnologia da UFPI. O Simpósio também conta com a realização da UFDPar, UESPI e Embrapa.
De acordo com o professor do Departamento de Biologia da UFPI, Jardel Oliveira Santos, presidente do simpósio, a instituição cumpre um papel estratégico ao receber um evento dessa dimensão. “O simpósio vai destacar a importância da variabilidade genética dos vegetais, conservados em diferentes sistemas, para o enfrentamento das mudanças climáticas e para a segurança alimentar. A UFPI abre as portas para que esse debate aconteça no Nordeste, reunindo ciência, inovação e saberes tradicionais”, destaca.
O professor ainda acrescenta que a expectativa é de ampla participação da comunidade acadêmica e científica. “Aguardamos alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores para participar dos debates e discussões ao logo dos quatro dias de evento, para entender mais sobre os efeitos das mudanças climáticas, perceber a importância do conhecimento tradicional e da conservação da agrobiodiversidade do Nordeste”, completa.
Durante quatro dias, a UFPI sediará palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas a centros de pesquisa como a Embrapa Meio-Norte e a Floresta Fóssil, além de uma feira de agrobiodiversidade. Os debates terão como eixos temas de grande relevância, como as diretrizes do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TIRFAA/FAO), a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O simpósio é presidido pelo professor Jardel Oliveira Santos (UFPI), tendo como vice-presidente a professora Francilene Leonel Campos (UFDPar) e secretária a professora Aurinete Daienn Borges do Val (UESPI).
Confira também o instagram do evento.