Sessão solene da ALEPI homenageia docentes e pesquisadora da UFPI
Na manhã desta quinta-feira (18), quatro docentes e uma pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram agraciados com o título de Cidadão Piauiense, durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI). A honraria é concedida a pessoas que, mesmo não sendo naturais do estado, contribuem de forma relevante para o desenvolvimento político, social, científico, cultural e econômico do Piauí. Todos os agraciados possuem estudos com a temática da agricultura familiar.
Reitora Nadir Nogueira e deputado Francisco Lima ao lado de pesquisadores da UFPI agraciados com título da ALEPI
Receberam o título: Isabel Mariana Ferreira da Silva, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPI); Marlúcia Valéria da Silva, professora do Departamento de Serviço Social (CCHL); Adeodato Ari Cavalcante Salviano, professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (CCA); Darcet Costa Souza, docente do Departamento de Zootecnia (CCA); Josenildo de Souza e Silva, lotado como professor do antigo Campus Ministro Reis Velloso (CMRV/UFPI), atual Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, ressaltou a importância da homenagem como forma de reconhecimento ao papel da universidade na formação de profissionais e na contribuição científica para o Estado. “É um título que valoriza a trajetória e a contribuição de cada homenageado ao Piauí. Isso enche a Universidade de orgulho, pela relação direta ou indireta da instituição com essas histórias. Parabenizo a Assembleia Legislativa por esta iniciativa e me sinto honrada em acompanhar os sete agraciados, dos quais quatro estão diretamente ligados à UFPI, destacou.
Deputado Francisco Lima
O deputado Francisco das Chagas Lima, autor da proposição e egresso do curso de Agronomia da UFPI, ressaltou o caráter político e social da concessão. Não é apenas um título simbólico. É o reconhecimento da ALEPI a pessoas que atuam em defesa do desenvolvimento do nosso estado, com justiça social e sustentabilidade. São piauienses de fato, que agora se tornam piauienses de direito, afirmou.
Discursos emocionados
Isabel Ferreira
A pesquisadora Isabel Ferreira, natural do Ceará, falou de sua trajetória em busca de qualificação e de melhores condições de vida. “O nosso lar é onde está o nosso coração, e este chão é o meu lar. Vim ao Piauí em busca do sonho de ser a primeira da minha família a concluir um curso superior. E aqui o realizei”, declarou.
Professora Marlúcia Valéria da Silva
Já a professora Marlúcia Valéria, há 46 anos no Piauí, lembrou sua trajetória pessoal e acadêmica, dedicando a homenagem à família, ao povo piauiense e aos mais de quatro mil estudantes formados em nível de mestrado e doutorado sob sua orientação. “De 1979 para cá, vivi um processo de acolhimento e de entrega. Aqui me formei, me tornei professora da valorosa UFPI, participei do movimento estudantil, de partidos políticos, de movimentos sociais e de lutas diversas por um mundo melhor”, afirmou emocionada.
Professor Adeodato Cavalcante
O professor Adeodato Cavalcante destacou a contribuição da UFPI para o desenvolvimento sustentável do Estado, citando a recuperação de áreas degradadas em Gilbués como exemplo. “Mostramos, na prática, que áreas extremamente degradadas podem ser recuperadas e reinseridas no processo produtivo de forma social e economicamente sustentável", frisou.
Professor Darcet Costa
Já o docente Darcet Costa dedicou o título ao povo sertanejo, destacando sua atuação na área da apicultura. “Meu propósito é trabalhar em prol do sertão, onde a apicultura é vital para a sobrevivência de muitas famílias. É preciso investir ainda mais nessa atividade que transforma vidas”, disse.
A sessão contou ainda com a presença de Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais; Francisco Sousa, dirigente nacional do MST; Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote/Salipi; Major Fernando Freitas; Nicoles Amaral de Araújo; Ricardo Vernieri; e Francisco Guedes, diretor de Inovação da Secretaria de Administração do Estado (Sead-PI).
Outras homenagens
Além dos representantes da UFPI, também receberam o título: Claudimir Goulart da Silva Vieira, mestre em Sociologia pela UFPI e diretor de Relações Sociais da Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES); Josenildo de Souza e Silva, professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e coordenador da Estação de Aquicultura da instituição; e Josenilto Lacerda Vasconcelos, engenheiro agrônomo, produtor e proprietário da Cajuína Cristal.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da ALEPI