Trabalho premiado foi desenvolvido no âmbito do PPG em Enfermagem da UFPI. Foto: Ascom Cofen/Coren-PI
O estudo desenvolvido pelo pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/UFPI), Eugênio Barbosa de Melo Júnior, foi premiado no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, em Salvador (BA), cujo tema central foi “Tecnologias e inovações em enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar”. O evento, considerado o maior da área de Enfermagem na América Latina, reuniu mais de 45 mil participantes de todo o país.
"O trabalho premiado, fruto de sua tese de doutorado defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, orientada pela professora Telma Evangelista de Araújo, a qual possui décadas de experiência com vacinas, recebeu o prêmio de 1º lugar na categoria “Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem”. A pesquisa resultou no desenvolvimento do aplicativo VacinAção®, que oferece informações confiáveis sobre imunização, combate às fake news e auxilia pais e profissionais de saúde no acompanhamento do calendário vacinal infantil.
Ao centro da foto, o pós-doutorando Eugênio Barbosa de Melo Júnior. Foto: Ascom Cofen/Coren-PI
Segundo o pesquisador, a escolha do tema foi inspirada em sua vivência como professor e enfermeiro em salas de vacinação. “A escolha do tema nasceu da observação prática durante minha atuação como professor e enfermeiro em salas de vacinação. Percebi de perto as dificuldades enfrentadas por pais e equipes de Enfermagem no controle do cartão de vacinas das crianças. Ao mesmo tempo, tenho acompanhado no Brasil a queda das coberturas vacinais e o avanço das fake news. Isso despertou em mim o desejo de contribuir com uma tecnologia que pudesse, ao mesmo tempo, apoiar os profissionais e empoderar as famílias no cuidado com a imunização de suas crianças”, enfatiza.
Ao comentar sobre a premiação, Eugênio destacou a importância do reconhecimento. “Ser reconhecido em um congresso da dimensão do CBCENF tem um valor especial. Foi uma alegria imensa e um reconhecimento que transcende a esfera pessoal. Receber este prêmio em um evento que reuniu milhares de estudantes e profissionais de todo o país é também um reconhecimento da relevância social e científica do meu trabalho. É um estímulo para seguir pesquisando e inovando”, conclui.
Professora Rosilane de Lima Brito Magalhães coordena o PPG em Enfermagem
A coordenadora do PPG em Enfermagem da UFPI, professora Rosilane de Lima Brito Magalhães, também destacou a importância da premiação. “Acredito que a premiação é resultado de um esforço coletivo, favorecido pela estrutura adequada do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPI, que conta com prédio próprio, excelentes docentes, apoio da gestão superior da UFPI e ainda o apoio de agências de fomento como a CAPES, CNPq e FAPEPI por meio de bolsa de mestrado e doutorado, via edital”, destaca.
Atualmente, o aplicativo VacinAção® se encontra em fase de testes, sendo apresentado e instalado nos smartphones de pais, mães ou responsáveis por crianças menores de cinco anos, cuja coleta está sendo realizada em oito salas de vacina da rede pública de saúde de Teresina.