Cerimônia do II Encontro de Formação do Programa Escola em Tempo Integral
Na manhã desta quinta-feira (11), foi aberta a segunda edição do Curso de Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral, realizada no espaço Diferencial Eventos, em Teresina. A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), com a missão de ampliar a oferta de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica nacional. No Piauí, o programa conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
Abertura com os alunos do PIBIC do curso de música, sob a coordenação do professor Cássio Martins
O Programa fomenta a expansão da jornada escolar sob a perspectiva da educação integral, priorizando instituições que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além do apoio pedagógico, o governo federal garante assistência técnica e financeira às redes de ensino, alinhando as propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No exercício da reitoria da UFPI, o vice-reitor Edmilson Moura
No exercício da reitoria da UFPI, o vice-reitor Edmilson Moura ressaltou a importância da formação para superar os desafios enfrentados diariamente pelos educadores e assegurar a qualidade do ensino.
“Esses encontros fortalecem a parceria entre MEC, Estado, universidades e municípios, permitindo avaliar e capacitar continuamente nossos profissionais, mostrando que muitas dificuldades têm solução e que é possível avançar com coragem”, afirmou.
No Piauí, os 224 municípios aderiram ao Programa em 2024, quando ocorreu a primeira formação. Na ocasião, participaram 408 representantes das secretarias municipais e estaduais de educação. Em 2025, o número de participantes cresceu para 708 gestores e técnicos de todas as regiões do Estado, dos quais 499 já possuem matrículas ativas vinculadas ao programa.
Professora Antônia Dalva França Carvalho
A coordenadora estadual do Programa, professora Antônia Dalva França Carvalho, destacou que a iniciativa contempla dimensões fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes.
“A finalidade do Programa é estimular a criação de matrículas em tempo integral, considerando especialmente os estudantes em situação de vulnerabilidade social. Quando falamos em educação integral, nos referimos a todas as dimensões da formação humana: cognitiva, afetiva, social, psicológica, ética e estética. É gratificante ver representantes de tantas regiões do Nordeste reunidos em Teresina para fortalecer essa política pública”, disse.
Superintendente de Ensino da SEDUC, Viviane Faria
A superintendente de Ensino da SEDUC, Viviane Faria, reforçou que a escola em tempo integral deve ser um espaço de ensino, acolhimento e respeito.
“Quando mencionamos a escola em tempo integral, lembramos que nossas crianças passam o dia todo no ambiente escolar. Por isso, é preciso garantir respeito, acolhimento e um olhar sensível às diversidades. Mais do que ensinar, a escola precisa cuidar. Infelizmente ainda há casos de discriminação racial, religiosa e de capacitismo nas escolas. Trabalhar a educação em tempo integral significa também enfrentar esses desafios e tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo”, afirmou.
Coordenadora de Educação Integral da SEB/MEC, Aline Zero Soares
Na avaliação da coordenadora de Educação Integral da SEB/MEC, Aline Zero Soares, o Piauí é referência nacional na execução do programa.
“O Piauí é hoje o Estado com maior execução financeira do Programa, já aplicando 71% dos recursos disponíveis em estados e municípios. Isso mostra o compromisso com a melhoria da qualidade da educação com equidade. A política pública também se define pelas escolhas que fazemos ou deixamos de fazer, e o Piauí mostra, com esse avanço, que abraçou a estratégia da educação integral”, destacou.
Professor Manoel Andrade Neto
Também presente, o professor Manoel Andrade Neto, coordenador geral do Programa Escola em Tempo Integral da região Nordeste - Área 2, e também docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), elogiou o engajamento do Estado.
“Estamos muito felizes em ver o Piauí tão mobilizado em torno da escola em tempo integral, na perspectiva da educação integral. É inspirador observar o esforço de profissionais que viajam de tão longe para participar das formações. Isso demonstra o entusiasmo do Nordeste com essa política e o compromisso em transformar a realidade educacional”, afirmou.
O Programa Escola em Tempo Integral visa atender à Meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei no 13.005/2014), uma política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. O Programa Escola de Tempo Integral no Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco (Nordeste - Área 2) é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).