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Cursistas de Geografia do Polo do PARFOR/UFPI de Currais aprofundam conhecimentos em campo na Serra da Capivara e Museu do Homem Americano

A turma de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Currais-PI, participou de uma aula de campo realizada no Parque Nacional Serra da Capivara e no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato. A atividade, realizada em 30 de agosto, fez parte da disciplina Bases Físicos Naturais do Brasil e teve como objetivo aproximar os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula com a realidade observada em campo.

Cursistas durante visita ao Boqueirão da Pedra Furada na Serra da Capivara

Durante o percurso, os estudantes puderam analisar formações geológicas, feições geomorfológicas, aspectos do clima, vegetação e solos do semiárido piauiense. Além disso, conheceram sítios arqueológicos mundialmente reconhecidos e visitaram o Museu do Homem Americano, onde tiveram contato direto com achados e registros que revelam a presença humana pré-histórica na região.

Durante visita ao Museu do Homem Americano

Segundo o professor responsável pela disciplina, Marcos Pereira da Silva, a vivência prática é um dos pilares da formação geográfica, essencial para a consolidação do aprendizado. Enquanto a teoria fornece os fundamentos conceituais, é no campo que os alunos experimentam, observam e aplicam esse conhecimento em situações reais. “Esse diálogo fortalece a compreensão dos processos naturais e culturais, além de estimular uma postura investigativa e crítica diante do território. O estudante observa na prática os fenômenos discutidos em sala, aprende a interpretar a paisagem e desenvolve uma visão crítica do espaço. Para o futuro docente, essa experiência é valiosa, pois amplia seu repertório e fortalece sua capacidade de transformar o conhecimento científico em prática pedagógica significativa”, enfatiza o professor.

Turma reunida em visita aos paredões com pinturas rupestres

O cursista Gilberto Fernandes Pereira avalia que foi uma experiência única e enriquecedora para todos. “Só estando lá para ver e sentir de perto. É um lugar único no planeta. Os vestígios encontrados, como as pinturas nos paredões e as fogueiras, comprovam a presença do homem há mais de 50 mil anos. Saindo do Parque retornamos à cidade de São Raimundo Nonato, especificamente até o Museu do Homem Americano, que se destaca pelo seu grande acervo, fruto do trabalho organizado pela arqueóloga Niède Guidon, com o apoio moradores locais. Observamos também o belo trabalho realizado pelos guias. Quero agradecer aos amigos e a todos os envolvidos na realização desta viagem inesquecível”.

Cursistas Gilberto Fernandes e Américo Castro leem atentamente informações no Museu do Homem Americano

Para o Coordenador local do PARFOR em Currais, professor Cícero Barros, iniciativas como essa ampliam o horizonte de formação dos alunos. “O contato direto com o Parque Nacional e com o Museu do Homem Americano enriquece a experiência acadêmica, fortalece a identidade profissional e reafirma o compromisso da universidade em levar ciência e conhecimento a diferentes territórios. Trata-se de uma oportunidade única de vivenciar, no próprio espaço geográfico, aquilo que se estuda nos livros”, afirma.

Diversos aspectos vistos em sala de aula foram observados durante a visita 

Destacando a relevância pedagógica da atividade e agradecendo o apoio da Secretaria de Educação e da coordenação local do Polo de Currais, a Coordenadora do curso de Geografia, professora Bartira Viana, explica que os cursistas puderam vivenciar, in loco, a riqueza geológica, geomorfológica, climática, faunística e florística desse patrimônio natural e cultural de relevância mundial. “A atividade oportunizou a integração entre teoria e prática, permitindo que os discentes aprofundassem seus conhecimentos sobre os processos físico-naturais que moldam o território piauiense, bem como a importância da preservação ambiental e cultural da região, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O Parque Nacional Serra da Capivara, além de sua importância científica e educativa, reafirma-se como espaço privilegiado para a construção de uma educação geográfica crítica, contextualizada e sensível às dinâmicas socioambientais do Semiárido brasileiro”.

Cursistas observam paredões com pinturas rupestres

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, também ressalta a importância da realização de aulas de campo para o processo de ensino e aprendizagem dos cursistas. “É fundamental que os cursistas vejam na prática conteúdos abordados em sala de aula. O processo formativo do PARFOR é cuidadosamente planejado de modo que haja essa unidade entre teoria e prática”.

Visita consolidou conteúdos abordados na teoria  

Ao final, os alunos avaliaram a experiência como um marco em sua trajetória acadêmica, destacando o valor de vivenciar, no próprio território piauiense, a riqueza cultural e ambiental que faz da Serra da Capivara e do Museu do Homem Americano patrimônios de relevância mundial.

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