Rádio FM Universitária 96,7
A Rádio Universitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) completa neste mês de setembro 14 anos de existência. Localizada no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, a emissora foi inaugurada em 2011 por meio de um convênio com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), integrando o curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade. Desde então, sua programação tem foco educativo, cultural e cidadão.
Parte da equipe integrante da Rádio da UFPI
Sintonizada na frequência 96.7 FM, a rádio está vinculada diretamente ao gabinete da Reitoria da UFPI e atua no Centro de Ciências da Educação (CCE) como um verdadeiro rádio-laboratório. O objetivo é proporcionar aos estudantes aprendizado prático da linguagem radiofônica, permitindo também a experimentação e inovação na produção de conteúdos.
Superintendente da SCS/UFPI, Jacqueline Dourado
A superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado, destaca a relevância da rádio tanto para a formação acadêmica quanto para a conquista de prêmios. “A rádio tem sido, ao longo de sua existência, um grande laboratório para estudantes de Jornalismo. Esse espaço de experimentação e aprendizado tem conquistado diversos prêmios, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Recentemente, a FM UFPI recebeu reconhecimento da Rede de Rádios RUBRA, e o pesquisador Paulo Fernando, que também foi diretor da rádio, ganhou prêmios no Intercom e no Águas de Teresina, entre outros. São conquistas que refletem o potencial da rádio como espaço de formação e inovação”, enfatiza.
Para a professora Jacqueline Dourado, os estudantes bolsistas são responsáveis por produzir conteúdos de qualidade e que a Rádio tem firmado parcerias para ampliar seu alcance. “A grande força da rádio são os estudantes dedicados a este projeto, que atua na divulgação de pesquisas, de boa música e de programas de excelência. Atualmente, estamos trabalhando em parceria com a Rádio Assembleia para levar nossa programação a diversos municípios do Piauí”, acrescenta.
Professor do curso de Jornalismo da UFPI, Paulo Fernando de Carvalho Lopes
O professor do curso de Jornalismo e ex-diretor da Rádio Universitária, Paulo Fernando de Carvalho Lopes, liderou momentos importantes de estruturação da emissora, assumindo a direção entre 2013 e 2020, e novamente de 2024 a abril de 2025. Ele relembra o processo de organização da rádio.“Para estruturar o projeto da Rádio Universitária, contei com a colaboração da jornalista Elenita Carla e do produtor Solfiere Markan. Juntos, realizamos o primeiro diagnóstico da rádio, identificando a necessidade de organizar a gestão administrativa, criar um organograma e definir melhor a produção técnica e de conteúdo. Implantamos novos programas, aumentamos o número de bolsas e fortalecemos a perspectiva de comunicação pública, com diálogo com a sociedade e projetos de extensão de outros cursos da Universidade”, explica.
Atual diretor da FM Universitária, professor Carlos Jorge Monteiro
O atual diretor da Rádio FM Universitária, Carlos Jorge Monteiro, destaca os projetos em andamento e a ampliação da programação. “Buscamos criar novos programas e renovar continuamente a programação da rádio. Também vamos aumentar a exibição de conteúdos em horários alternativos, incluindo noite e madrugada, garantindo que todos tenham acesso ao material produzido pela equipe da Rádio Universitária”, conclui.
Ao longo da trajetória de 14 anos, a Rádio FM Universitária também teve como diretores os professores Paulo Henrique Gonçalves de Vilhena Filho e Sílvio Henrique Barbosa.
A rádio conta, ainda, com apoio e investimento da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Funciona 24 horas por dia, com programação ao vivo das 8h às 17h30 em FM e transmissão pela internet, enquanto o restante do tempo é preenchido por reprises e conteúdo da Rádio EBC.
Atualmente, a programação da FM Universitária é composta pelas atrações: Jornal da Universitária 1ª e 2ª edição, Música e Notícia, Musicalizando, Revista Universitária, Tarde Universitária e Clube do Vinil.
Acesse o site da FM Universitária 96,7.
Confira o instagram @fmuniversitaria967.