UFPI aprova projeto para participação na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Entrada do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP). Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi contemplada no edital nº 11/2025 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para participar da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025), com projeto coordenado pela professora Carla Verônica Rodarte. A iniciativa tem como objetivo a divulgação e a popularização da ciência, reforçando seu papel na sociedade. O tema desta edição é: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A expectativa é que o evento seja realizado entre os dias 20 e 26 de outubro, além de ações previstas para 2026.

De acordo com a coordenadora do projeto na UFPI, professora Carla Verônica Rodarte, do Departamento de Química do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a seleção representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao conhecimento científico. “O evento é fundamental para a divulgação e a popularização da ciência em todas as áreas do saber. Para isso, iremos promover diversas atividades temáticas”, destaca.

A programação contará com feiras científicas, palestras, seminários, mesas-redondas, oficinas, cursos de capacitação, jornadas científicas, projetos pioneiros, ciclos de palestras sobre hidrogênio verde, visitas a museus, rodas de conversa sobre ciência e inovação, além de ações de inclusão, como o Festival Quilombola, o Festival Primavera Negras Juvenis, iniciativas voltadas para mulheres na ciência e atividades de ciência inclusiva. Também estão previstos eventos de mobilização social, como o mutirão de limpeza na Praia do Sal.

As atividades serão realizadas na multicampia da UFPI em Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos.

A UFPI, como espaço de produção e difusão do conhecimento, já participou de edições anteriores da SNCT, incluindo em sua programação iniciativas como o “Ciência na Praça” e o “UFPI de Portas Abertas”, que se consolidaram como importantes instrumentos de aproximação entre Universidade e comunidade.

Entre os parceiros no desenvolvimento desse projeto estão a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Águas De Teresina, Investe Piauí, Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Secretaria De Inteligência Artificial Do Piauí e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).