A professora aposentada da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria das Graças Targino, irá lançar dia 3 de novembro, às 17h, o livro Memórias Finitas, na Sala multimídia da Biblioteca Comunitária Jornalista Castello Branco, campus de Teresina. Este será o 5º livro de crônicas da autora, composto de 77 crônicas divididas em três partes. O livro Memória Finita também será lançado dia 23 de setembro na Feira da Literatura Piauiense (FELIPI).
No preâmbulo que antecede as crônicas, a autora antecipa a temática de suas novas criações, em textos que refletem sobre a guerra e a paz, olha para a crise humanitária do povo Yanomami e a do povo palestino, assim como reflete sobre elementos da natureza, entre rosas e elefantes, sobre o papado, sobre transtornos de isolamento e de acumulação, sobre sentimentos de alegria e solidão, e sobre diversos outros aspectos cotidianos.
“No entanto, dentre tantas variações do Jornalismo Literário e posições da crônica como texto, reconheço que minhas crônicas têm, quase sempre, um tom confessional, raro nos cronistas, raro nos jornalistas. Não são necessariamente autobiográficas. São autorreferenciais. Explico: minha existência constitui referência ou é assim utilizada para tratar de temas os mais díspares. Não estou no centro da discussão. Mas, parto de meus acertos e de meus erros para compreender mil situações vivenciadas pelo outro”, declara Graça Targino em trecho do preâmbulo de Memória Finita.
A professora Maria das Graças foi docente do departamento de Comunicação Social da UFPI por mais de 30 anos. Biblioteconomista, sua contribuição mais notável para a Universidade foi a implantação do sistema de bibliotecas da instituição. É doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD em Jornalismo pelo Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidade de Salamanca. É membro da Academia de Literatura de Teresina e da União Brasileira de Escritores – Seção Piauí.
Dentre seus prêmios notáveis, a escritora já ganhou o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Prêmio do Programa Informação para Todos, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e Prêmio “Mérito Jornalístico”, Câmara Municipal de Teresina.