João Victor da Costa Rios durante apresentação do projeto "História Acessível a Todos"
O mestrando João Victor da Costa Rios, do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vem se destacando como representante da Instituição em iniciativas de alcance internacional. Sua atuação tem ampliado a presença da UFPI no cenário francófono, fortalecendo vínculos acadêmicos com estudantes de outros países e contribuindo para a expansão das pesquisas desenvolvidas na Universidade.
Como membro organizador do projeto “História Acessível a Todos”, João Victor participou do Fórum Convergências França-Brasil 2025, evento que reuniu estudantes brasileiros e franceses em torno de quatro eixos temáticos: Combate à Desinformação, Democracia e Cultura, Igualdade de Gênero e Empreendedorismo Social e Solidário.
“Minhas contribuições estão simbolizadas nas recomendações do Fórum no eixo de combate à desinformação. Essas recomendações foram entregues às autoridades brasileiras e francesas na abertura da Temporada França-Brasil 2025. É fundamental destacar que se trata de um trabalho coletivo. O que compartilhei foi fruto da minha trajetória como pesquisador e estudante da UFPI, além das trocas com professores e colegas”, ressaltou.
João Victor ao lado de Sarah Costes
O mestrando explicou que, ao longo de alguns meses, 40 brasileiros e 40 franceses participaram de encontros presenciais e virtuais para discutir desafios comuns aos dois países. Na fase on-line, João Victor desenvolveu, em parceria com a jornalista francesa Sarah Costes, um projeto sobre os impactos da desinformação na saúde física e mental da juventude.
“Sarah entrevistou a especialista em mídias sociais Carolina Faillet, na França, enquanto eu entrevistei a professora Filadélfia Sena, da UFPI, que realiza um trabalho fundamental no acolhimento de jovens universitários. Nosso projeto propôs soluções para reduzir os efeitos da desinformação e conectou realidades distantes, de Teresina a Toulouse, alinhando-se aos objetivos da Temporada França-Brasil”, explicou.
Durante o Fórum, João Victor também apresentou o projeto de extensão “História Acessível para Todos”, coordenado pela professora Cláudia Cristina Fontineles, da UFPI. A iniciativa, que leva conhecimentos acadêmicos para escolas públicas e espaços abertos, foi destacada como exemplo de inovação social. A apresentação recebeu elogios da diretora-geral da Gaîté Lyrique de Paris, Juliette Donadieu e também foi comentada pela diretora e fundadora do DIVERSSA, Itala Herta.
Projeto Apresentado
O texto, desenvolvido pelo Mestrando João Victor e pela jornalista Sarah Costes, intitulado: “Desinformação, um flagelo para a saúde mental dos jovens”, trata dos impactos da desinformação na saúde física e mental dos jovens e a conexão entre redes sociais, padrões irreais e a disseminação de falsas informações entre os usuários das redes. Pelos olhares de João Victor da Costa Rios e Sarah Costes, o projeto abrange as pressões causadas pela desinformação e levantamentos de informações realizados nos países França e Brasil sobre o assunto.
Convergências França-Brasil 2025
João Victor da Costa Rios e a Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Foto: Carolina Lando/MinC
Um Evento multicultural gratuito celebrando os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França, com programação artística, educativa e cultural entre março e agosto de 2025, no Complexo Cultural da República e Esplanada dos Ministérios, em Brasília.