Em parceria com a UFPI, Parnaíba sediará IV Congresso Internacional ‘Nós Propomos’

Na tarde do sábado, 30 de agosto, foi realizado, em transmissão ao vivo pelo YouTube, o lançamento oficial do IV Congresso Internacional “Nós Propomos”, que acontecerá de 30 de junho a 04 de julho de 2026, na cidade de Parnaíba (PI). A cerimônia reuniu representantes das quatro instituições promotoras: Universidade de Lisboa (ULisboa/IGOT), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O evento tem como objetivo geral realizar discussões acadêmicas e escolares com foco em Educação e Geografia, Educação e Cidadania Territorial; bem como apresentar experiências e discussões geográficas relacionadas às atividades do “Nós Propomos” realizadas em universidades, escolas e institutos federais, no Brasil e no mundo. Discutir a importância da educação geográfica por meio da apresentação de trabalhos, palestras, conferências e mesas-redondas. 

Representando a UFPI, o professor Carlos Sait Pereira de Andrade, pró-reitor de Pós-Graduação, reforçou que o evento está alinhado às políticas de internacionalização da Universidade. “O congresso se insere em um esforço estratégico da UFPI, que hoje participa de redes nacionais e internacionais de pesquisa apoiadas pela CAPES, e que tem no Projeto Nós Propomos uma ponte fundamental para a cooperação global. A Geografia brasileira e piauiense estará no centro do debate científico mundial”, destacou.

O professor Raimundo Lenilde de Araújo, coordenador internacional do evento, abriu a solenidade destacando a importância da quarta edição do congresso e lembrando que o projeto “Nós Propomos” completa 15 anos de trajetória, unindo escolas, universidades e institutos de vários países em torno de uma proposta inovadora de ensino de Geografia com impacto social.

O vice-reitor da UFDPar, professor Vicente de Paula Censi Borges, ressaltou o orgulho da universidade em receber a próxima edição do congresso e destacou a relevância estratégica da interiorização do evento. “É um momento histórico para a UFDPar e para toda a região do Delta do Parnaíba. Queremos oferecer não apenas uma experiência acadêmica de alto nível, mas também a oportunidade de contato com a cultura, as artes e as riquezas ambientais de nossa região”, afirmou. Segundo ele, a universidade, com apenas sete anos de existência, já se firma como protagonista educacional, abrangendo mais de 79 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará.

A professora Jenice Almeida Lopes Diniz, assessora internacional e representante da Reitoria do IFPI, frisou a participação ativa do instituto e o impacto direto nas comunidades escolares. “É um projeto que transforma realidades locais. A comunidade aprende, se apropria e multiplica os resultados, garantindo que o legado vá muito além da sala de aula. O IFPI se orgulha de estar presente e continuará a apoiar esta iniciativa”, disse.

Do outro lado do Atlântico, o professor Sérgio Claudino, criador do Projeto Nós Propomos e representante da Universidade de Lisboa/IGOT, lembrou que a iniciativa nasceu em Portugal em 2011 e hoje está presente em vários países. “O congresso é mais do que uma partilha de experiências. É um espaço de mobilização e entusiasmo, que desafia universidades e escolas a olharem para os problemas das comunidades e a formarem cidadãos comprometidos. O Piauí é hoje referência no Brasil dentro do projeto”, declarou.

A professora Ana Louro, coordenadora nacional do projeto em Portugal, reforçou a dimensão e a longevidade da proposta. “Estamos na 15ª edição em Portugal, com milhares de estudantes envolvidos. Acompanhar a expansão do projeto no Brasil tem sido emocionante, e aguardamos com grande expectativa o congresso em Parnaíba. Será um momento de fortalecimento dos laços entre países e de aprofundamento da educação geográfica como ferramenta de transformação social”, afirmou, lembrando ainda que a 5ª edição do Congresso acontecerá em 2028, em Lisboa.

O lançamento também marcou a divulgação da primeira circular do congresso e divulgação do site oficial, que servirá como canal de comunicação para inscrições, submissões de trabalhos e atualizações. 

Ao final da cerimônia, o coordenador do evento e embaixador do projeto no Brasil, Raimundo Lenilde destacou que estão construindo não apenas um evento, mas uma rede de cooperação internacional que coloca a Geografia a serviço da cidadania e da transformação social. “O IV Congresso Internacional será, sem dúvida, um marco para a educação e para o Piauí”, afirmou.