O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) chega à sua 15ª edição em 2025 e, nesta terça-feira (26), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe uma das atrações da programação: a exibição do documentário Figueiredo, às 17h, no Cine Teatro da Instituição.
Com encenação, dramaturgia e performance de Pedro Vilela, o espetáculo português parte de um documento oculto por mais de 40 anos para refletir sobre a política de destruição e o genocídio indígena no Brasil desde o período colonial. A apresentação tem duração de 50 minutos, classificação etária de 16 anos e integra o conjunto de mais de 20 atividades gratuitas do festival.
O FestLuso acontece de 25 a 30 de agosto em Teresina, reunindo artistas de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil em espetáculos, shows, palestras e oficinas. A programação contempla diferentes espaços da capital piauiense, como o Theatro 4 de Setembro, a Sala Torquato Neto (Clube dos Diários), a Praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade, além do Cine Teatro da UFPI.
Em 2025, o evento homenageia o centenário do professor José Gomes Campos (1925-2007), natural de Regeneração (PI), considerado um dos maiores incentivadores do teatro no Estado e defensor da arte como instrumento de transformação social.