Campus de Floriano promove evento “Biodança e Saúde” com foco em ciência e afetividade

Evento "Biodança e Saúde" proporcionou integração da comunidade de Floriano

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Campus  Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI) realizou o evento “Biodança e Saúde”, coordenado pelos professores Edmilsa Santana, Solimar Oliveira e Alba Patrícia. A atividade reuniu estudantes, docentes e profissionais da saúde em torno de uma prática integrativa que alia movimento, música, emoção e interação em grupo para promover bem-estar e qualidade de vida.

A Biodança, reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2018 como prática integrativa e complementar, foi apresentada no encontro como uma possibilidade de aproximar ciência, cuidado e afetividade no cotidiano acadêmico e social.

Segundo o professor Solimar Oliveira aposentado da UFPI, a proposta do evento foi evidenciar que a produção científica não se limita à racionalidade, mas também se constrói a partir de vínculos humanos. “A academia é um espaço fértil em inovações, mas a ciência precisa ir além da racionalidade. É necessário cultivar e propagar o afeto. O processo de ensino-aprendizagem deve reconhecer que a ciência se faz com e a partir de pessoas humanas”, destacou.

Para o docente, o encontro em Floriano mostrou que é possível unir rigor científico e sensibilidade: “O evento ‘Biodança e Saúde’ demonstrou que é possível produzir ciência com afeto. Esta é a academia que precisamos, esta é a ciência que produzimos”, afirmou.

De acordo com a professora Alba Patrícia, que participou do evento, a Biodança é a dança da vida e não tem como descrever em palavras o que deve ser vivenciado. É um olhar diferente sobre o viver a dinâmica da sociedade. É aprendizado atravessado pela afetividade.

Confira mais fotos: