Projeto de extensão orienta sobre envelhecimento e saúde a idosos de Picos

Idosa sendo atendida pelo Projeto

Idosos atendidos nas Estratégias da Família em Unidades Básicas de Saúde na cidade de Picos estão recebendo orientações e participando de atividades de promoção à saúde, envelhecimento saudável e autonomia. As ações fazem parte do projeto de extensão “Envelhecimento Global: bem-estar e autonomia”, sob orientação da Profª do Curso de Enfermagem, Laura Formiga. Com foco em atividades educativas, o projeto tem como público-alvo idosos acima dos 60 anos.

 As ações educativas do projeto orientam  e conscientizam os idosos a adotar um estilo de vida mais saudável e conquistar mais autonomia para enfrentar os desafios de condições de agravamento da saúde associadas ao envelhecimento, como mudanças biológicas, sociais e psíquicas que ocorrem ao longo da vida.

Explanação aos idosos atendidos no projeto

As equipes do projetos buscam orientar os idosos a inserir mudanças graduais na rotina e passar a colher os benefícios de uma vida mais saudável e independente. Explicam aos idosos que diversas práticas podem influenciar positivamente ou negativamente a saúde, exemplo do consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, alimentação, prática de exercícios físicos, dentre outros. Por isso, é indispensável reconhecer os fatores que interferem no bem-estar e na autonomia da população idosa.

Profa. Laura Formiga, coordenadora do Projeto de Extensão

A coordenadora do projeto, Profa. Laura Formiga, conta que as informaçoes repassadas aos idosos surpreendem justamente por propor alterações graduais no estilo de vida com impacto considerável sobre a saúde. “O que mais surpreende os idosos é descobrir que pequenas mudanças nos hábitos diários, como alimentação equilibrada, exercícios leves e convivência social podem melhorar significativamente a saúde e o bem-estar”, afirma.

Com ações mensais, o projeto realiza oficinas com temas sobre saúde, promove dinâmicas e atividades em grupo; além de apresentar vídeos e cartilhas, com linguagem  simples, simpática e acessível. Entre 20 a 30 idosos são alcançados pelas ações. “Os idosos tornaram-se mais ativos, sociáveis e conscientes da importância dos cuidados com a saúde, adotando hábitos mais saudáveis e melhorando sua qualidade de vida”, explica a professora Laura Formiga.

Estudante Samira Osório, bolsista do projeto

Bolsista do projeto, a estudante do 9º período de Enfermagem, Samira Osório, conta que a escolha de uma unidade de saúde e o planejamento das atividades a serem levadas ao local nascem de uma conversa com a equipe, análise das ações, alinhamento às demandas dos idosos e o cronograma dos profissionais. "Nós, alunos, ganhamos experiência prática por meio do projeto. Desenvolvemos nosso senso crítico e aprendemos a trabalhar com empatia e planejamento. Além disso, o projeto gera produção científica”, completa a estudante.

Equipe do projeto reunida

 O projeto “Envelhecimento Global: bem-estar e autonomia”conta com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Picos.