A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza, na próxima sexta-feira, 22 de agosto, às 18h, a solenidade de comemoração dos 30 anos da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB). O evento tem como objetivo celebrar três décadas de funcionamento como biblioteca comunitária e apresentar à comunidade acadêmica e externa os serviços prestados ao longo desse período.
Durante a solenidade, será exibido um documentário com depoimentos de gestores da UFPI e da Biblioteca, ex-alunos, servidores e pessoas amantes da leitura que construíram parte de sua trajetória acadêmica nesse espaço. Outro destaque será a apresentação da logomarca vencedora do concurso da BCCB, que passa a ser a identidade visual oficial da Biblioteca, seguida da premiação dos três primeiros colocados.
Diretor da BCCB, Rigoberto Veloso
O diretor da BCCB, Rigoberto Veloso, que atua na Biblioteca há 16 anos, mais da metade da história da unidade, ressaltou que a celebração é um momento de avaliação dos serviços prestados e de planejamento do futuro da unidade. Ele destacou a relevância de pensar em estratégias para ampliar e qualificar o atendimento à comunidade acadêmica e externa, consolidando a BCCB como referência em políticas públicas de incentivo à leitura. “Celebrar esse momento é olhar para dentro da Instituição e projetar também planos para o futuro, de forma a agregar mais serviços e serviços de qualidade para todas as pessoas”, afirmou.
A solenidade terá ainda atrações culturais e homenagens especiais. O roteiro do evento prevê: abertura com leitura da trajetória da BCCB, apresentação musical com técnicos em música da UFPI, formação da mesa de honra, discursos oficiais, exibição do documentário, homenagens e anúncio da logomarca vencedora.