Solenidade de abertura contou com apresentação da Bateria Cabulosa
Durante a manhã desta segunda-feira, 18 de agosto, o Centro de Ciências da Educação – Professor Mariano Neto (CCE) deu início à programação da I Mostra de Pesquisa, Extensão e Cultura, evento que celebra a diversidade da produção intelectual e artística desenvolvida por discentes e docentes dos cursos de Moda, Jornalismo, Pedagogia, Artes Visuais, Música e Licenciatura em Educação do Campo.
A Mostra acontece nos dias 18 e 19 de agosto e conta com uma programação variada, incluindo exposições artísticas, feiras, mesas-redondas, rodas de conversa, apresentações de comunicações orais e de banners, exibição de documentários, lançamento de livros, atividades culturais e oficinas. Também integram a programação as apresentações de núcleos de pesquisa, programas e projetos de extensão.
Este ano, o CCE completa 50 anos de fundação, e a Mostra integra o cronograma comemorativo que se estende até novembro, reunindo eventos que reforçam as relações acadêmicas internas e o diálogo com a comunidade externa.
Pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque
Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Waleska Albuquerque, o CCE se destaca como um dos grandes produtores de cultura na UFPI.
“O CCE hoje é um dos centros que mais desenvolvem projetos de extensão nas áreas de cultura e formação. Vale destacar sua força e relevância dentro da Universidade. Desde já, coloco a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura à disposição para fortalecer ainda mais essas iniciativas”, afirmou.
Diretora do CCE, Eliana Marques
A diretora do CCE, professora Eliana Marques, ressaltou que a Mostra representa um momento de integração entre cursos, docentes e discentes.
“A ideia foi organizar um evento que desse visibilidade à universidade, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa, mostrando a riqueza do que produzimos no CCE em termos de pesquisa, extensão e cultura. Esta Mostra reúne saberes, fazeres e práticas que perpassam o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou.
Professor Luís Carlos Sales
Já o professor da Pós-Graduação em Educação, Luís Carlos Sales, enfatizou a relevância científica do CCE.
“Somos o primeiro centro a produzir pesquisa de altíssimo nível, oferecendo à sociedade ferramentas transformadoras. Isso é fundamental para a afirmação do próprio papel da Universidade”, declarou.
Dispositivo de honra
A mesa de honra contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Waleska Albuquerque; da diretora do CCE, professora Eliana de Sousa Alencar Marques; da representante da comissão organizadora do evento, professora Maria do Socorro da Silva Arantes; da representante das coordenações de cursos, professora Josélia Maria da Silva Farias; da representante das chefias de departamentos de cursos, professora Maria Raquel Alves da Rocha; do representante das pós-graduações do CCE, professor Luís Carlos Sales; do representante dos docentes do CCE, professor Gabriel Nunes Lopes Ferreira; do representante dos discentes da graduação, Felipe de Almeida Feitosa; e da representante dos discentes da pós-graduação, Thais Laina.
Confira mais fotos: