Espaço Rosa dos Ventos reuniu a comunidade acadêmica para a Acolhida Cultural do semestre 2025.2
As feirinhas, promovidas pela comunidade externa e acadêmica, protagonizaram mais uma vez a Acolhida Cultural da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nesta edição do evento, ocorrida na quinta-feira (14), os feirantes trouxeram artesanato, roupas e comidas típicas para o público.
Estudante Amanda Dalva
Amanda Dalva, discente do 9º período do curso de Ciências da Natureza, tem uma longa história com a arte, se envolvendo com o meio desde seus 12 anos.
"Eu sempre gostei de me expressar nas minhas pinturas. Também gosto de expressar as coisas que eu gosto nas minhas pinturas. Eu vim aqui parar na acolhida cultural porque eu achei uma ótima oportunidade de mostrar meu trabalho. Essa aqui é a minha primeira feirinha", destacou.
Estudante Geyciane Cardoso
A também discente do curso de Ciências da Natureza, Geyciane Cardoso, esteve presente no evento trazendo bonecas confeccionadas a mão por sua tia Weuda. A estudante falou ainda que as bonecas são feitas com um material antialérgico.
"As bonecas são feitas com um tecido antialérgico, tanto para bebês, quanto para crianças. Assim que minha tia começou a fazer as bonecas, ela se sentiu acolhida. Resolveu expandir e fundar uma loja, para que a gente pudesse vender, a fim de ajudar crianças a também se sentirem acolhidas", disse.
Além disso, a discente ressaltou em como a confecção dos brinquedos ajudou sua tia a enfrentar um quadro depressivo. "Ela tinha uma máquina de costura, foi fazer um curso de confecção de boneca, e gostou. A produção das bonecas ajudou muito a ela sair da depressão", contou.