PPG em Enfermagem estimula internacionalização com aula temática “Sistema Nacional de Saúde de Angola”

Discussão foi conduzida por Lopes Lena Tchivala

Na manhã da quinta-feira, 14, aconteceu a aula temática “Sistema Nacional de Saúde de Angola”. A atividade faz parte das ações de integração e internacionalização promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPI), e aconteceu em parceria com o curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A aula foi ministrada pelo professor Lopes Lena Tchivala, enfermeiro, docente da Universidade Jean Piaget e funcionário do Ministério da Saúde de Angola, que atualmente realiza estágio pós-doutoral no PPGENF-UFPI, supervisionado pela professora Márcia Astrês Fernandes.

Na foto, as professoras Márcia Astrês e Jaqueline Carvalho e Silva Sales, ao lado de Lopes Lena Tchivala

O  objetivo da atividade consistiu em oportunizar novos conhecimentos sobre o funcionamento dos diferentes sistemas de saúde do mundo em relação ao Sistema Único de Saúde brasileiro. Além de aproximar os estudantes da formação de docentes e pesquisadores. O ambiente oportunizou o diálogo entre os docentes, pós-graduandos e graduandos da disciplina Saúde Pública, ofertada no sétimo período pelo curso de graduação em Enfermagem, coordenada pela professora Jaqueline Carvalho e Silva Sales.

“Ações como esta são fundamentais para orientar a carreira dos estudantes e incentivar a continuidade da formação profissional. A fala de hoje contribui para o pensamento crítico dos estudantes, fortalece a cultura institucional e as redes de colaboração”, destacou a professora Márcia Astrês.

Segundo ela, a iniciativa reflete um compromisso constante do PPGENF-UFPI. “Evidencia-se o valor da integração entre graduação e pós-graduação na formação em enfermagem, ampliando horizontes e estimulando uma visão crítica sobre as diferentes dimensões da profissão. Ao promover diálogos entre os diferentes atores, reforçamos o papel da instituição como espaço de aprendizado, pesquisa e internacionalização”, finalizou.