Professores da UFPI tomarão posse como sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí no dia 15 de agosto

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá dois representantes empossados como sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGP). A cerimônia acontece nesta sexta-feira (15), às 15h, no auditório Noé Mendes, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), em Teresina.

Os novos membros são a professora Bartira Viana e o professor aposentado Felipe Mendes de Oliveira, ambos com destacadas trajetórias acadêmicas e contribuições para a pesquisa, o ensino e a vida pública no estado.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bartira Viana é docente da UFPI desde 2008 e atualmente exerce o cargo de vice-diretora do CCHL. Com experiência em ensino de Geografia, análise ambiental e desenvolvimento sustentável, já coordenou o curso de Geografia e o Mestrado em Geografia da instituição, além de atuar como editora-chefe de periódicos acadêmicos. Sua carreira inclui participação em diversos grupos de pesquisa e organização de eventos científicos e de extensão.

Felipe Mendes de Oliveira é economista, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e aposentado como professor adjunto da UFPI. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos estratégicos na administração pública estadual, municipal e federal, como secretário da Fazenda e do Planejamento do Piauí, secretário-executivo do Ministério das Cidades e presidente da Codevasf. Também foi deputado federal por três mandatos e vice-governador do estado. É autor de obras sobre a economia e o desenvolvimento do Piauí e integra outras entidades culturais, como a Academia Piauiense de Letras e a Academia Piauiense de Cultura.

Fundado em 23 de junho de 1918, o IHGP é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento da cultura historiográfica e geográfica do Piauí. Entre suas atividades, destacam-se a publicação de estudos, preservação do patrimônio histórico e colaboração com instituições culturais e acadêmicas.