Abertura da Acolhida Cultural 2025.2 #TônaUFPI reúne comunidade acadêmica e externa promovendo cultura, informação e integração

Administração Superior da UFPI participa da Acolhida Cultural 2025.2

Na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos, no Campus Ministro Petrônio Portela, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início às atividades da Acolhida Cultural 2025.2 – #TônaUFPI. O evento, que marca o início do período letivo 2025.2, tem como objetivo integrar docentes, discentes, técnicos-administrativos e a comunidade externa. A programação, que segue das 8h às 21h15, inclui sessões de cinema, shows com artistas locais, debates, exposições, feiras, oficinas e atividades esportivas realizadas de forma simultânea.

Na foto, a reitora Nadir Nogueira e a pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque

A reitora da UFPI, professora Nadir do Nascimento Nogueira, ressaltou a importância de receber e orientar a comunidade acadêmica no ambiente universitário. “É um momento de acolhimento e celebração, considerando que é o início de um ciclo na formação de meninas e meninos nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa recepção já é uma tradição, para que todos se sintam em casa e tenham a oportunidade de conhecer o ambiente acadêmico que irão vivenciar. Isso inclui o restaurante universitário, a biblioteca, laboratórios e estruturas de pesquisa. Queremos que eles entendam que, durante quatro ou cinco anos, estarão dentro de uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, frisou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque, destacou o caráter integrador da iniciativa. “A Acolhida tem o objetivo de receber os novos alunos, mas também de integrar veteranos e a sociedade teresinense. Não é um evento restrito à comunidade interna da UFPI; é uma ação que rompe os muros da instituição e convida todos a participar”, elucidou.

Exposições de arte marcam a Acolhida Cultural da UFPI

Ao longo do dia, o público confere exposições de arte e arquitetura, sessões de cinema, palestras, mesas de debate, campanha de vacinação, apresentações musicais e artísticas, entre outras atividades.

Nesta segunda edição, a Acolhida Cultural apresenta novidades, como a Mostra de Cinema, a campanha de vacinação, a participação da Editora EDUFPI, da ONG de proteção animal Bruna Amores de Patas e um concurso em comemoração aos 173 anos de Teresina.

A abertura oficial contou com a presença da reitora Nadir do Nascimento Nogueira; do vice-reitor Edmilson Miranda de Moura; do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; e da pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque. O início da programação foi marcado pela apresentação do duo de canto e piano Beatriz Rodrigues e Luciano Azevedo, integrantes da Orquestra e Coral da UFPI.

Apresentação musical na abertura da Acolhida

Confira a programação completa.

Veja mais fotos: