Centro de Ciências da Educação (CCE) celebra aniversário de 50 anos com programação especial

Em 2025, o Centro de Ciências da Educação - Professor Mariano da Silva Neto (CCE), completa seus 50 anos de história na Instituição. Uma das unidades mais importantes na trajetória da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o CCE surgiu de um departamento embrionário, na época, um Departamento de Educação criado em 1971, pelo então reitor Élcio Ulhoa. Em 1975, já com o reitor José Camilo da Silveira, por meio da resolução 10/75, no dia 19 de março daquele ano, foi instituído o centro. 

As comemorações serão marcadas por uma série de eventos, o primeiro deles acontece na segunda e terça-feira da próxima semana (18 e 19 de agosto): é a 1ª Mostra de Pesquisa, Extensão e Cultura, que vai expor projetos desenvolvidos por professores e alunos do Centro, dando destaque para a produção interna desenvolvida pela comunidade acadêmica. 

“Este é o primeiro de uma série de eventos, em uma ampla e diversa programação que se estenderá até novembro”, é o que diz a diretora do CCE, professora Eliana Marques. Os eventos programados para os próximos meses vão contar com exposições, shows, disputas esportivas, mostra de vídeos e momentos solenes em que o Centro vai prestar homenagem a personalidades marcantes em sua história de transformação. 

A 1ª Mostra de Pesquisa, Extensão e Cultura vai contar com dois dias de intensas atividades. “É a confirmação de que o saber transforma o mundo”, destaca a professora Eliana, para quem o evento vai evidenciar “a grandeza do CCE para a UFPI e para a sociedade piauiense”. A programação traduz, acima de tudo, a diversidade do próprio Centro, que abriga cursos inovadores como Moda, Jornalismo, Pedagogia, Artes Visuais, Música e Licenciatura em Educação do Campo. 

O nome do Centro presta uma homenagem a Mariano da Silva Neto, que foi professor do Departamento de Fundamentos da Educação, Pró-Reitor de Extensão e de Planejamento e também Diretor do CCE. Já aposentado de suas funções na UFPI, foi membro do Conselho Estadual de Educação no Piauí, cuja sala também recebeu seu nome. 

A atuação do CCE tem sido determinante para a transformação de áreas tão cruciais, como educação, comunicação, artes e moda; é o que reforça Ana Raquel, vice-diretora do Centro: “Nós nos sentimos muito orgulhosos quando encontramos a educação do Piauí sendo festejada lá fora, porque isso tem muito a ver com o nosso CC.”, finalizou. 

As inscrições para esse evento estão abertas até o dia 18 de agosto e os interessados podem se inscrever aqui. “O dia D” da Ciência no CCE – I Mostra de Pesquisa, Extensão e Cultura do CCE, oferece certificação de 30h para os participantes, e vale ressaltar que, para o recebimento da certificação é necessário participar de 75% das atividades do evento. 

Neste primeiro evento comemorativo dos 50 anos do CCE, as atividades estarão concentradas no Auditório do Centro, aberto à participação pública. A intenção é reforçar a interação do CCE com a comunidade. “Nossa atuação tem a sociedade como objetivo. É para nossa comunidade que qualificamos profissionais nas mais diversas áreas, e esses profissionais se tornam agentes da transformação”, enfatiza Eliana Marques, a diretora do CCE. 

Acesse também o instagram @cce_ufpi.