UFPI e UEMA se reunem para pautar perspectivas de parcerias em sustentabilidade, inclusão e assistência estudantil

Encontro aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, se reuniu nesta terça-feira (12) com o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professor Paulo Catunda, em uma visita de cortesia no Salão Nobre da UFPI, Campus de Teresina, para que a administração de ambas as instituições dialogassem e alinhassem possibilidades de parcerias. Dentre os pontos analisados, foram mencionados projetos das duas instituições de ensino que abordam sustentabilidade, assistência estudantil, qualidade do ensino superior e preparo dos estudantes para o mercado de trabalho.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

A reitora da UFPI defende a importância de dialogar com instituições de ensino vizinhas para estabelecimento de parcerias, bem como para troca de experiências e dados entre gestores da educação. Além disso, frisa que esse contato garante o fortalecimento de projetos em rede para a educação e o alinhamento do ensino e pesquisa ofertado às demandas dos mercados regionais.

“É uma conversa sempre muito interessante de gestores, sempre pensando em rede. Já existe a Rede Nordeste, mas ela é Federal, e há uma perspectiva de que nós criemos essa rede também congregando estados mais próximos, no caso do Maranhão, do Ceará, para discutirmos políticas de ações que sejam necessidades comuns”, enfatiza a professora Nadir Nogueira.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Moura, destaca a importância de se priorizar a qualidade do ensino e experiência universitária ofertada para além dos índices quantitativos. “O mercado é seletivo, não adianta jogar quantidade, nós precisamos ter qualidade. Temos que avaliar os cursos que nós temos, atualizar os nossos projetos pedagógicos, atualizar a forma de lidar com os conteúdos”, conclui.

Vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda

O vice-reitor da UEMA afirma a importância das gestões de instituições públicas de ensino fortalecerem o ensino de graduação, a fim de se fortalecer também a pesquisa em inovação e as pós-graduações do país. Acrescenta que UFPI e UEMA convergem os objetivos e frentes de atuação em pautas de esporte, inclusão, sustentabilidade, apontando perspectivas de parcerias para garantia da melhoria das condições para estudantes e pesquisadores, assim como de cuidado com o meio ambiente a partir de energias renováveis.

“É importante estarmos em diálogo porque nós temos que encontrar caminhos para os nossos problemas, que são parecidos, de gastar menos, de garantir mais sustentabilidade; quem ganha são as comunidades universitárias. As universidades estão convergindo, o que acredito ser muito oportuno para juntos crescermos”, finaliza o professor Paulo Catunda.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; o pró-reitor de Planejamento de Orçamento, Marcos Lira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; o superintendente de Recursos Humanos, Alexandre Rebelo; o prefeito universitário, Marco Antônio Mastrângelo; o superintendente de Comunicação Social em exercício, professor Carlos Monteiro; o diretor do Campus de Timon da UEMA, Vladimir Bezerra;  o coordenador de estágio PROFITEC da UEMA; Wellington Assunção; a coordenadora local PROFITEC de Timon (UEMA), Andressa Leão; a docente do Curso de Pedagogia da UEMA, Socorro Batista; e a docente do curso de Administração da UEMA, Cristiane Fontes.