Aula Inaugura foi realizada no Auditório do MAP/UFPI
Aconteceu nesta terça-feira (12) a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento marcou o início da trajetória acadêmica dos novos ingressantes e teve como objetivo apresentar o programa, suas linhas de pesquisa e o corpo docente que irá acompanhá-los ao longo do curso.
Realizada no auditório do Museu de Paleontologia e Arqueologia da UFPI, a solenidade contou com a presença dos 18 selecionados para as vagas ofertadas no edital, além de autoridades acadêmicas e representantes de diferentes áreas de pesquisa. A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora da área de Ensino da CAPES, professora Ivanise Maria Rizzatti, que abordou temas relacionados à atuação na área e às possibilidades de pesquisa.
Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura
O vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Moura, deu as boas-vindas aos novos estudantes, parabenizou todos os envolvidos na implantação do programa e destacou sua importância: “Quero parabenizar a todos que fazem parte dessa iniciativa e, para os novos ingressantes, desejo uma ótima trajetória aqui na Universidade. Que façam o melhor que puderem pelo curso que estão iniciando hoje. Boa sorte e sucesso para todos.”
O professor também relembrou a origem do projeto e sua relevância para a Instituição: “Para mim, é um momento muito especial. Eu estava à frente da direção do Centro de Ciências da Natureza quando surgiu a ideia de criar o programa. Esse é o nosso primeiro curso de Ciência da Natureza voltado para a área de ensino, e a contribuição que ele dará para a qualidade do ensino de ciências será gigante.”
Coordenadora da área de ensino da CAPES, professora Ivanise Maria Rizzatti
Em sua palestra, a professora Ivanise Maria Rizzatti enfatizou a importância da formação de profissionais comprometidos com o impacto social e a popularização do conhecimento científico: “Apresentamos um panorama da área de ensino, o processo avaliativo, o que esperamos das pesquisas e a importância de um trabalho coletivo e colaborativo para o sucesso do programa.”
Ela também explicou o escopo da atuação da área de ensino da CAPES: “Nossa área desenvolve pesquisas desde a formação de professores até diferentes formas de divulgação científica. Começou com o ensino de Ciências e Matemática e, ao longo do tempo, ampliou seu olhar para pesquisas interdisciplinares, desde a educação infantil até abordagens criativas e inovadoras no ensino superior.”
O coordenador do PPGEnCiNa, professor Alan Kardec Carvalho Sarmento, ressaltou o interesse pela seleção e os objetivos do curso: “Recebemos 97 inscrições para 20 vagas, das quais 18 foram preenchidas. Todos aqui são futuros mestres, e nosso propósito é formar professores e pesquisadores de alta qualidade, com produções acadêmicas de excelência. Essa é a proposta do programa, que já nasce com o selo de tradição da UFPI.”
Dispositivo de honra
Na oportunidade, também estiveram presentes o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Humberto Soares; o vice-coordenador do curso de Ciências da Natureza, Márcio Cleito Soares de Moura; e os professores Gildásio Guedes, Helder Cunha, Maria de Nazaré Bandeira dos Santos e Maria do Amparo Alves de Carvalho.
Saiba mais sobre o PPG em Ensino em Ciências da Natureza
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o primeiro destinado ao campo em todo o estado do Piauí. Com proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no dia 29 de outubro de 2024, o PPG na área tem como foco o aprofundamento de conhecimentos e competências ligadas ao ensino no campo.
Linhas de Pesquisa
Epistemologias, divulgação científica e patrimônio socioambiental (Estudo da produção de fatos e teorias científicas, assim como dos fundamentos presentes no ensino das ciências naturais. Produção e divulgação de conceitos, práticas e técnicas na popularização dos saberes de comunidades científicas e tradicionais na preservação do patrimônio natural e cultural, no ensino e pesquisa em Ciências da Natureza);
Formação docente, ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Conhecimentos e saberes produzidos por docentes da área de Ciências da Natureza, visando ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento profissional; Teorias, metodologias, modelos e tendências de ensino em espaços escolares e não escolares no campo das Ciências da Natureza).